Intersecções nas literaturas angolana e afro-brasileira
Resumo
Objetiva-se afirmar a importância das literaturas angolana e afro-brasileira na desconstrução de estereótipos racistas, bem como, promover reflexões sobre os processos de resistência cultural e construção identitária presentes nessas literaturas. Para tanto, desenvolve-se a análise dos contos: “Ana Davenga”, da escritora brasileira Conceição Evaristo, publicado em Olhos D’água (2016), e “Natasha”, do escritor angolano João Melo, publicado em Filhos da Pátria (2008). De caráter eminentemente bibliográfico, com uma proposição comparativista, a análise está ancorada no conceito de literatura-mundo, tendo em vista seu potencial crítico sobre as literaturas hegemônicas. Como principal resultado, foi possível notar uma ruptura dos estereótipos em relação às/os personagens negras/os, porque, nos contos estudados, elas/es exercem protagonismo, tornando-se sujeitos de suas histórias (KILOMBA, 2019).
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).