Argumentação e persuasão em gêneros textuais
Resumo
Este artigo perspectivado em uma linguística dos gêneros (RASTIER, 1989, 2001; BOUQUET, 2004) visa, a partir de uma metodologia descendente de análise (BRONCKART, 1999, 2004), observar de que forma algumas estratégias argumentativas presentes em certos gêneros textuais (os persuasivos) são condicionadas por aspectos contextuais. Para atender este objetivo, este trabalho será dividido em três partes. Num primeiro momento, o termo argumentação, numa perspectiva de gêneros, será aqui definido. Em seguida, mostrar-se-á de que forma a argumentação em um gênero textual pode ser textualmente descrita, tanto por elementos contextuais, quanto por organizacionais, estilísticos e enunciativos ampliados. Por fim, observar-se-ão algumas estratégias argumentativas presentes em um estudo de caso: um exemplar de um outdoor político. Com isso, tenciona-se mostrar que, ao se descrever a argumentação em textos, os aspectos contextuais estão dinamicamente indexados aos elementos internos.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).