Análise discursiva de um “quadrinho” a partir da perspectiva francesa: a atualidade do pensamento de Pêcheux
Resumo
Neste texto, analisamos, a partir da perspectiva francesa de Análise de Discurso (AD), uma materialidade linguístico-imagética, do gênero Quadrinho, coletada em um site de discussão e militância gay. A partir do corpus, considerando tanto os signos linguísticos quanto os demais signos como materialidade discursiva, problematizamos o modo como a formulação funciona no que diz respeito à (re)produção de sentidos. Para tanto, descrevemos indícios materiais que autorizam algumas interpretações, negando, por sua vez, outras, destacando a contradição que funciona no material selecionado, e analisando alguns efeitos de sentido. Dialogamos, neste texto, com alguns teóricos, a exemplo de Michel Pêcheux, cujas contribuições costumam ser fundamentais para o trabalho que se faz à luz da AD no Brasil.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).