Ideologia, Retórica e Argumentação
Resumo
A Crítica Retórica examina a ideologia como uma forma de argumentação estratégica que legitima a autoridade política. A ideologia se apresenta como filosofia política de maneira a chamar atenção para sua argumentação. Argumentos ideológicos apoiam alegações (1) de que aqueles que exercem o poder político representam o interesse de todos, e (2) de que a ordem social existente é natural e inevitável à luz da natureza humana. Funcionalmente, a ideologia é indispensável, porém, perversa. Formalmente, a ideologia é uma argumentação que obscurece sua parcialidade sob alegações de universalidade.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).