O prefeito do sim: uma análise discursiva de um slogan de campanha

  • Joyce Cardoso Olímpio Ikeda Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Nilsa Brito Ribeiro
Palavras-chave: Linguagem. Discurso. Campanha Política. Slogan.

Resumo

Neste artigo analisamos a prática discursivo-argumentativa de slogans em que circula a campanha de um candidato a prefeito da cidade de Marabá/Pará, no ano de 2012. Em nossas análises, destacamos o trabalho argumentativo orientado pela posição sócio-histórica em que se insere o sujeito do discurso, de modo que o que é dito não se origina de um indivíduo, mas das ‘grades semânticas’ da formação discursiva a que o sujeito se vincula, sempre em relação de concorrência ou de adesão a outras formações discursivas.
Publicado
2015-05-05
Como Citar
Ikeda, J., & Ribeiro, N. (2015). O prefeito do sim: uma análise discursiva de um slogan de campanha. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 7(1), 104-117. Recuperado de http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/487
Seção
Artigos