Os imaginários sociodiscursivos acerca do nordeste brasileiro

  • Argus Romero Abreu de Morais Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Imaginários sociodiscursivos. Nordeste brasileiro. Marcas lexicais de adjetivação. Identidades regionais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar quais são os imaginários sociodiscursivos que circulam nos discursos acerca do Nordeste brasileiro. Para tanto, analisamos quatro mensagens produzidas a respeito dos nordestinos no contexto das eleições presidenciais brasileiras, em novembro de 2010, e das quartas de final da Copa do Brasil, em maio de 2011. No âmbito das análises, examinamos como as marcas lexicais de adjetivação utilizadas pelos enunciadores apontam para os diferentes imaginários sociodiscursivos sobre o Nordeste. Para uma crítica discursiva do espaço, basear-nos-emos em Foucault (1979; 2001). No tocante à conformação das identidades regionais no Brasil, ancoramo-nos em Muniz (2010; 2011). Por fim, para o entendimento da relação entre identidades e imaginários sociodiscursivos, utilizamos a Teoria Semiolinguística, conforme definida por Charaudeau (2007; 2008a; 2008b).
Publicado
2015-05-05
Como Citar
Morais, A. (2015). Os imaginários sociodiscursivos acerca do nordeste brasileiro. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 7(1), 22-38. Recuperado de http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/481
Seção
Artigos