Argumentar em campo jurídico e as possibilidades de inversão de uma decisão: o caso da depilação a laser
Resumo
Nesta análise, procura-se compreender/descrever modos de gestão do desacordo entre magistrados, em situação argumentativa polilogal, num tribunal brasileiro. A partir da transcrição de um breve julgamento acerca de um dano moral (pretium doloris), e com amparo em leituras, sobretudo do domínio da argumentação, da argumentação jurídica e da retórica, examinamos o funcionamento do que chamamos de “recategorização argumentativa” e também como atua o “inversor de argumentos”, no momento em que um conflito de opinião se impõe entre os debatedores. A análise nos mostrará que a iminência de viver situação parecida com a que está sendo julgada impulsiona os interlocutores a mudarem uma decisão. A análise do Caso da depilação a laser nos permitirá enxergar com mais clareza o que juristas e filósofos do campo jurídico, como C. Perelman, já salientavam: em território jurídico, qualquer decisão pode ser revertida, a depender dos argumentos utilizados em sua defesa.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).