Jornalismo online e a realidade reempacotada

  • André Luiz Silva Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)
Palavras-chave: Análise do discurso. Jornalismo online. Notícia. Construção de sentido.

Resumo

Tomando como base a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, mais especificamente, o livro Discurso das mídias (2010), neste trabalho, propõe-se apresentar, discutir e, em certo sentido, atualizar os conceitos apresentados pelo pensador francês em relação à construção de sentido no discurso jornalístico. Uma vez que a obra em questão é de 1997, período em que a internet ensaiava seus primeiros passos – e, consequentemente, o jornalismo online –, torna-se necessário rever as considerações apresentadas por Charaudeau, adequando-as a esse novo e revolucionário meio de informação. Para isso, buscou-se analisar os portais folha.com e oglobo.com, oriundos, respectivamente, dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. A partir dos dados coletados, é possível perceber uma superestimação do quesito atualidade por parte dos portais, nos quais 85% das notícias da home page são atualizadas em um intervalo de seis horas. Com isso, observa-se, em boa parte dos casos, maior publicação de matérias procedentes de agências de notícias, o que subverte o papel do jornalista, de observador do “mundo a descrever e a comentar” para “reempacotador” de conteúdos.

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Publicado
2015-04-29
Como Citar
Silva, A. (2015). Jornalismo online e a realidade reempacotada. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 6(1), 37-45. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/449
Seção
Artigos