Argumentação e discursos sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas mídias sociais

  • Clarice Lage Gualberto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Argumentação. TDAH. Ensino. Mídia.

Resumo

Um grande desafio que tem se apresentado, no contexto de ensino, é o tema dos transtornos de aprendizagem, destacando-se o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) como temática, tanto em estudos acadêmico-científicos, quanto em publicações de abrangência mais popular. O aumento exponencial do número de indivíduos diagnosticados (MATTOS, et al., 2012) afetou diretamente o ambiente escolar, fomentando, assim, uma grande procura por informações e estudos que norteassem a comunidade docente para tentar lidar com essa realidade em sala de aula. Dessa forma, torna-se necessária a análise dos textos que, provavelmente, atingem esse público, possibilitando um confronto das diversas posições e interesses envolvidos no debate. Como fundamentos teóricos principais deste estudo, destacam-se Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e o “Guia das Falácias” de Downes (1996). Num primeiro momento, são discutidas algumas teorias da argumentação e as respectivas aplicações nos discursos sociais. Após esta etapa, é feita a análise da publicação jornalística “Somos todos hiperativos? A era da desatenção” – da Folha de São Paulo. O estudo objetiva, portanto, explicitar algumas estratégias argumentativas utilizadas no texto, bem como o ponto de partida da argumentação do qual o artigo se constitui. Dessa forma, é possível supor certas intenções e posicionamentos presentes na argumentação dos autores. Espera-se que este artigo possa contribuir, principalmente, com a comunidade docente, auxiliando na recepção crítica de estudos publicados sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-04-17
Como Citar
Gualberto, C. (2015). Argumentação e discursos sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas mídias sociais. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 5(1), 22-41. Recuperado de http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/429
Seção
Artigos