Pêcheux é reconciliável com a análise do discurso? Uma abordagem interdisciplinar
Resumo
Este artigo questiona a herança nos trabalhos atuais em análise do discurso. O autor se interroga a respeito de seu próprio percurso, das razões da semiausência de M. Pêcheux, e ressalta que sua teoria do discurso não pode figurar como única fonte epistemológica para a análise do discurso, mesmo para o ramo disciplinar que se ocupa da ideologia. Assim, o artigo sustenta que apenas uma abordagem interdisciplinar é capaz de apreender este objeto complexo por natureza: o discurso. Por intermédio de alguns exemplos, mostra que se deve evitar opor os trabalhos essenciais de Pêcheux a outros tomados equivocadamente como advindos de epistemologias diferentes. Posteriormente, propõe pistas que permitem reconciliar e articular de maneira complementar esses trabalhos anteriores às ferramentas atuais da análise do discurso.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).