Argumentação, prova e demonstração na visão de estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática: Uma análise de dados textuais a partir do software IRaMuTeQ

Palavras-chave: Argumentação em Matemática, Prova e Demonstração, Formação de professores, IRaMuTeQ

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar como estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática interpretam as terminologias argumentação, prova e demonstração. Trata-se de um recorte da primeira etapa de uma pesquisa sobre argumentação no âmbito da Educação Matemática. Ao todo, 78 licenciandos de três instituições públicas de Ensino Superior participaram da produção de dados. Para a análise dos dados, foi utilizado um software que permite realizar análises estatísticas sobre dados textuais. Em vista disso, um objetivo secundário deste artigo é apresentar a possibilidade de utilizar o software IRaMuTeQ como um instrumento que auxilia na análise e na criação de categorias. Assim, foi possível inferir que o significado destas terminologias não é consensual entre os participantes e que, na visão deles, a prova estaria relacionada a algo mais formal ou a uma generalização, enquanto a demonstração estaria relacionada a algo mais informal ou a uma etapa que antecede a prova.

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Biografia do Autor

João Carlos Caldato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Paracambi e doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ), instituição na qual obteve o título de Mestre em Ensino de Matemática, com interesse na formação inicial de professores, especialmente nos processos de argumentação e provas. Graduou-se no curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), com período sanduíche na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Argumentação em Matemática (GPAM/UFRJ), coordenado pela Prof. Dr. Lilian Nasser, com interesse nas linhas de pesquisa referentes à Avaliação da aprendizagem e do ensino na Educação Matemática e à Argumentação e Provas no Ensino de Matemática.

Lilian Nasser, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Educação Matemática - University of London (1992). Atualmente é pesquisadora do Projeto Fundão e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT). Atou, em 2014, como coordenadora Adjunta de Matemática do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Geometria, Teoria de van Hiele, Educação Matemática no Ensino Superior, Argumentação e Processo Dedutivo, Matemática Financeira e Avaliação da Aprendizagem. Tem experiência na elaboração e correção de itens, e também na análise dos resultados de avaliações institucionais. Desde 2019 coordena o Grupo de Pesquisa de Avaliação em Matemática (IM/UFRJ).

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
Caldato, J., & Nasser, L. (2023). Argumentação, prova e demonstração na visão de estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática: Uma análise de dados textuais a partir do software IRaMuTeQ. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 23(3), 97-120. https://doi.org/10.47369/eidea-23-3-3985
Seção
Artigos