"Todo ponto de vista é a vista de um ponto": Intencionalidade e argumentatividade em capas de revista sobre o pós-pandemia
Resumo
A argumentação é uma prática social determinada pela situação e pelo contrato comunicativo inerente a cada ato de linguagem (CHARAUDEAU, 2001; 2008), o que dá características específicas aos textos de diferentes gêneros discursivos. Além disso, todo texto expressa, de alguma maneira, um ponto de vista daquele que enuncia. Nesse sentido, o projeto em tela tem por objetivo refletir sobre a argumentatividade intrínseca ao discurso, sob um viés linguístico-discursivo, considerando a intencionalidade do ato comunicativo e os diferentes níveis (AMOSSY, 2011; 2018) em que tal argumentatividade se manifesta. Para isso, como corpus de análise, foram selecionadas diferentes capas de revista publicadas no Brasil, entre 2020 e 2023, que tematizassem o cenário após pandemia de covid-19. Como resultados, verificou-se que as capas em evidência direcionam o olhar do público para determinadas conclusões, ora levantando expectativas para o cenário futuro, ora analisando as consequências geradas por esse momento tão marcante na sociedade mundial.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. Argumentação e Análise do Discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Tradução: Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio-Ferreira. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 1, p. 129-144, nov. 2011.
AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. Coordenação da tradução: Mônica Cavalcante. São Paulo: Contexto, 2017.
AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Coordenação da tradução: Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio-Ferreira. Trad. Angela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2018.
AMOSSY, Ruth. A dimensão argumentativa do discurso: questões teóricas e práticas. In: CAVALCANTE, Mônica M.; BRITO, Mariza A. P. (Orgs.). Texto, discurso e argumentação: traduções. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. p. 71-96.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. Trad. Ida L. Machado, Renato Mello e Williane Rolin. In: MARI, H. et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso-FALE/UFMG, 2001.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2007.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução: Angela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Por uma gramática do sentido em uma perspectiva didática. Tradução: Angela M. S. Corrêa. In: VALENTE, André. Unidade e variação na Língua Portuguesa – suas representações. São Paulo: Parábola, 2015. p. 244-255.
EMEDIATO, Wander. Os lugares sociais do discurso e o problema da influência, da regulação e do poder nas práticas discursivas. In G. LARA, I. MACHADO, & W. EMEDIATO (Orgs.). Análises do discurso hoje, vol.1. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2008. p. 71-91.
GRÁCIO, Rui A. Vocabulário Crítico de Argumentação. Coimbra: Grácio Editor, 2013.
LIMA, Nísia Trindade; BUSS, Paulo Marchiori; PAES-SOUSA, Rômulo. A pandemia de covid-19: uma crise sanitária e humanitária. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 7, 24 jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00177020. Acesso em: 12 mar. 2022.
REBELLO, Ilana da Silva. Rato e política: a crítica explícita em capas da Veja. Estudos Linguísticos, São Paulo, n. 43, v. 3, p. 1140-1156, set-dez 2014. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/512. Acesso em: 10 out. 2020.
Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).