O vilão, a vítima e o herói: Passionalidade e argumentação no debate sobre a reforma da previdência

Palavras-chave: Semiótica, Argumentação, Polêmica, Reforma da previdência

Resumo

O presente artigo consiste em uma análise semiótica do debate na CCJ a respeito da PEC da reforma da Previdência em abril de 2019. O objetivo é demonstrar como o conflito é gerado mais pelo choque de esquemas subjacentes ao discurso do que pela confrontação de percepções individuais. Demonstrou-se como o teor passional da discussão é gerado na interação desses esquemas, muito mais do que por artifícios ou provocações pessoais.  A teoria utilizada é a Semiótica Discursiva greimasiana; o corpus para análise consiste em dois trechos de discurso: um da deputada Talíria Petrone (PSOL), e outro do deputado Marcel Van Hattem (NOVO). A análise parte de um esquema narrativo subjacente ao discurso, e a partir dele explica os temas e figuras que aparecem em cada um e como esses temas se relacionam de forma conflitiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2017.

ARISTÓTELES. Organon. Tradução, textos adicionais e notas: Edson Bini. 3.ed. São Paulo: Edipro, 2016.

AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. Tradução: Rosalice Botelho et al. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do Discurso: Fundamentos semióticos. São Paulo: Atual, 1988.

EAGLETON, TERRY. Ideologia. Uma introdução. Tradução: Silvana Vieira, Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora Boitempo, 1997.

GENTIL, Denise Lobato. A Política Fiscal e a Falsa Crise da Seguridade Social Brasileira – Análise financeira do período 1990–2005. Tese (Doutorado em Economia) – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica Estrutural. Tradução: Haquira Osakabe; São Paulo: Cultrix, 1973.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o Sentido II: ensaios semióticos. Tradução: Dilson Ferreira da Cruz São Paulo: EDUSP, 2014.

PINHEIRO, Vinícius Carvalho. Reforma da Previdência: uma perspectiva comparada. In: URANI, André; GIAMBIAGI, Fábio; REIS, José Guilherme. Reformas no Brasil: balanço e agenda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 259-288.

RECTOR, Mônica. Para ler Greimas. Editora Francisco Alves: Rio de Janeiro, 1978.

SCHOPENHAUER, Arthur. Como vencer um debate sem precisar ter razão: em 38 estratagemas: (dialética erística). Tradução: Daniela Caldas e Olavo de Carvalho. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.

Publicado
2023-12-31
Como Citar
Silva, M., & Fulaneti, O. (2023). O vilão, a vítima e o herói: Passionalidade e argumentação no debate sobre a reforma da previdência. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 23(3), 1-14. https://doi.org/10.47369/eidea-23-3-3901
Seção
Artigos