Análise argumentativa de um debate político televisionado no segundo turno para governador do Rio de Janeiro
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a argumentação num debate político. A base para análise será o Tratado de Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e sua revisão, organizada, de forma parecida, por tipos de argumentos em Argumentação, de Fiorin (2015). Assim, desejamos identificar os chamados ‘argumentos quase lógicos’ e ‘argumentos que fundamentam a estrutura do real’ nas arguições de dois candidatos que disputavam o segundo turno para governador do Rio de Janeiro em 2018. A proposta é verificar como esses argumentos, tão difundidos em nosso cotidiano, foram integrados ao discurso político e aproveitados no contexto em questão; e de quais maneiras se é possível contra-argumentar aquilo que um adversário diz num pleito eleitoral, ao mesmo tempo que verificamos se este é, de fato, um contexto argumentativo produtivo para os argumentos selecionados no recorte e se eles foram usados mais para defesa e autopromoção ou para o ataque ao adversário.
Downloads
Referências
CHARAUDEAU, Patrick. O discurso político. Tradução: Dilson Ferreira da Cruz e Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2008.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado de argumentação: a nova retórica. 2.ed. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SOARES, Priscila Caxile; OLIVEIRA, Larisse Carvalho; LOPES, Maria de Fátima Sousa. O debate político no Brasil de 2014: as perguntas na construção do discurso polêmico. Diálogo das Letras, v. 5, n. 1, p. 122-138, 2016. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1425
SOUZA, Mailson Fernandes Cabral de. Guerras Culturais e Formações Imaginárias da Polarização Política Brasileira: um estudo discursivo. Humanidades & Inovação, v. 5, n. 4, p. 209-226, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/640
Copyright (c) 2022 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).