Técnicas argumentativas e argumentos coringas: análise de uma redação do Portal Brasil Escola

Palavras-chave: texto dissertativo-argumentativo, Técnicas argumentativas, Enem, Youtuber

Resumo

O trabalho tem como objetivo fazer uma análise das técnicas argumentativas utilizadas em uma redação do tipo dissertativo-argumentativo retirada do Portal Brasil Escola, a fim de investigar como o autor do texto desenvolve sua argumentação e se há uma relação com os argumentos coringas, divulgados em um Manual da youtuber Poxa Lulu. Para isso, utilizamos os estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e de Ferreira (2015). Na primeira fase da pesquisa, houve a seleção de uma redação de um aluno sem identificação, retirada do Portal Brasil Escola e de um manual de produção de texto comercializado pela internet. Em seguida, fizemos a comparação das técnicas argumentativas utilizadas por ele com as de um modelo de redação do Manual. Após a análise interpretativa e comparativa, os resultados apontaram que há uma relação entre os dois materiais e que isso pode comprometer a construção da argumentação dos vestibulandos.

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Biografia do Autor

Letícia Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil.

Marcia Regina Pereira Curado Mariano, Universidade Federal de Sergipe

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil.

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Publicado
2022-12-28
Como Citar
Santos, L., & Mariano, M. R. (2022). Técnicas argumentativas e argumentos coringas: análise de uma redação do Portal Brasil Escola. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 22(3), 38-58. https://doi.org/10.47369/eidea-22-3-3497
Seção
Artigos