Patemização e argumentação em editoriais do jornal O Globo: uma proposta para o ensino

  • Karen Pereira Fernandes de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Rachel de Carvalho Pinto Escobar Silvestre Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Welton Pereira e Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Argumentação, Patemização, Prática de ensino

Resumo

Baseado na Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, este artigo propõe a análise dos efeitos patêmicos a partir de alguns lugares da emoção (EMEDIATO, 2007) que sensibilizam o leitor através de estratégias de persuasão (logos) e sedução (pathos). Este artigo também propõe a reflexão sobre a sensibilização do leitor por meio dessas marcas linguísticas ao propor uma atividade interpretativa de um dos editoriais selecionados para alunos de ensino médio. O intuito é aplicar a teoria na prática de ensino para que os alunos possam reconhecer os efeitos patêmicos nas estratégias persuasivas empregadas pelo autor, possibilitando, assim, a ampliação de seus conhecimentos sobre a língua e a argumentação. Sendo assim, trouxemos propostas de exercícios que visam a suscitar reflexão em sala de aula entre alunos e professores de língua materna sobre os lugares da emoção em um texto argumentativo.

Biografia do Autor

Karen Pereira Fernandes de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Mestre em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa.
Rachel de Carvalho Pinto Escobar Silvestre, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Mestra em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Welton Pereira e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa -UFV

Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Referências

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. vol. 1. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. Tradução: Renato de Mello. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia. As emoções no discurso. v. II. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 23-56.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução: Angela Maria da Silva Corrêa. 2.ed., 3a impressão. São Paulo: Contexto, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. El discurso mediático. Legitimidad, credibilidad y captación. In: HARVEY, Anamaria (org.). En torno al discurso. Santiago: Universidad Católica de Chile, 2004. p. 310-316.

CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. Tradução: Angela Maria da Silva Corrêa. In: PIETROLUONGO, Márcia (org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009. p. 309-326.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução: Angela Maria da Silva Corrêa e colaboradores. 2. ed., 2. impr. São Paulo: Contexto, 2008.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. Tradução: Angela Maria da Silva Corrêa. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 11-29.

EMEDIATO, Wander. As emoções da notícia. In: MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, William; MENDES, Emília (org.). As emoções no discurso. vol. I. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 290-309.

FERNANDES, Adélia Barroso. A emoção no discurso jornalístico: contar histórias e comover leitores. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia (org.). As emoções no discurso. Vol. II. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 141-152.

GLOBO ONLINE. Saneamento de favelas para além de água e esgoto. 2016. Disponível em: http://noblat.oglobo.globo.com/editoriais/noticia/2016/01/saneamento-de-favelas-para-alem-de-agua-e-esgoto.html. Acesso em: 26 set. 2018.

GLOBO ONLINE. Saída para o saneamento está na iniciativa privada. 2016. Disponível em https://oglobo.globo.com/opiniao/saida-para-saneamento-esta-na-iniciativa-privada-19674483#ixzz5RQJoU8Hx. Acesso em: 30 ago. 2018.

GOUVEA, Lucia Helena Martins; PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. Texto como discurso: uma visão semiolinguística. Desenredo, Passo Fundo, v. 8, n. 1, p. 49-70, 2012.

SILVESTRE, Rachel de Carvalho Pinto Escobar. A patemização na reportagem “Reforma de Collor faz terremoto na economia” In: GOUVÊA, Lúcia Helena Martins (org). Argumentação pela emoção: um caminho para persuadir. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 275-304.

SOUZA, Karen Pereira Fernandes de. Efeitos patêmicos em textos midiáticos: análise de um editorial de jornal. In: GOUVÊA, Lúcia Helena Martins (org). Argumentação pela emoção: um caminho para persuadir. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 213-246.

Publicado
2020-09-18
Como Citar
Souza, K., Silvestre, R., & Pereira e Silva, W. (2020). Patemização e argumentação em editoriais do jornal O Globo: uma proposta para o ensino. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 20(2). https://doi.org/10.47369/eidea-20-2-2668
Seção
Artigos Inéditos