Patemização e argumentação em editoriais do jornal O Globo: uma proposta para o ensino

  • Karen Pereira Fernandes de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Rachel de Carvalho Pinto Escobar Silvestre Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Welton Pereira e Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Argumentação, Patemização, Prática de ensino

Resumo

Baseado na Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, este artigo propõe a análise dos efeitos patêmicos a partir de alguns lugares da emoção (EMEDIATO, 2007) que sensibilizam o leitor através de estratégias de persuasão (logos) e sedução (pathos). Este artigo também propõe a reflexão sobre a sensibilização do leitor por meio dessas marcas linguísticas ao propor uma atividade interpretativa de um dos editoriais selecionados para alunos de ensino médio. O intuito é aplicar a teoria na prática de ensino para que os alunos possam reconhecer os efeitos patêmicos nas estratégias persuasivas empregadas pelo autor, possibilitando, assim, a ampliação de seus conhecimentos sobre a língua e a argumentação. Sendo assim, trouxemos propostas de exercícios que visam a suscitar reflexão em sala de aula entre alunos e professores de língua materna sobre os lugares da emoção em um texto argumentativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Pereira Fernandes de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Mestre em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa.
Rachel de Carvalho Pinto Escobar Silvestre, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Mestra em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Welton Pereira e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa -UFV

Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Referências

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. vol. 1. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. Tradução: Renato de Mello. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia. As emoções no discurso. v. II. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 23-56.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução: Angela Maria da Silva Corrêa. 2.ed., 3a impressão. São Paulo: Contexto, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. El discurso mediático. Legitimidad, credibilidad y captación. In: HARVEY, Anamaria (org.). En torno al discurso. Santiago: Universidad Católica de Chile, 2004. p. 310-316.

CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. Tradução: Angela Maria da Silva Corrêa. In: PIETROLUONGO, Márcia (org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009. p. 309-326.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução: Angela Maria da Silva Corrêa e colaboradores. 2. ed., 2. impr. São Paulo: Contexto, 2008.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. Tradução: Angela Maria da Silva Corrêa. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 11-29.

EMEDIATO, Wander. As emoções da notícia. In: MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, William; MENDES, Emília (org.). As emoções no discurso. vol. I. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 290-309.

FERNANDES, Adélia Barroso. A emoção no discurso jornalístico: contar histórias e comover leitores. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia (org.). As emoções no discurso. Vol. II. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 141-152.

GLOBO ONLINE. Saneamento de favelas para além de água e esgoto. 2016. Disponível em: http://noblat.oglobo.globo.com/editoriais/noticia/2016/01/saneamento-de-favelas-para-alem-de-agua-e-esgoto.html. Acesso em: 26 set. 2018.

GLOBO ONLINE. Saída para o saneamento está na iniciativa privada. 2016. Disponível em https://oglobo.globo.com/opiniao/saida-para-saneamento-esta-na-iniciativa-privada-19674483#ixzz5RQJoU8Hx. Acesso em: 30 ago. 2018.

GOUVEA, Lucia Helena Martins; PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. Texto como discurso: uma visão semiolinguística. Desenredo, Passo Fundo, v. 8, n. 1, p. 49-70, 2012.

SILVESTRE, Rachel de Carvalho Pinto Escobar. A patemização na reportagem “Reforma de Collor faz terremoto na economia” In: GOUVÊA, Lúcia Helena Martins (org). Argumentação pela emoção: um caminho para persuadir. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 275-304.

SOUZA, Karen Pereira Fernandes de. Efeitos patêmicos em textos midiáticos: análise de um editorial de jornal. In: GOUVÊA, Lúcia Helena Martins (org). Argumentação pela emoção: um caminho para persuadir. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 213-246.

Publicado
2020-09-18
Como Citar
Souza, K., Silvestre, R., & Pereira e Silva, W. (2020). Patemização e argumentação em editoriais do jornal O Globo: uma proposta para o ensino. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 20(2). https://doi.org/10.47369/eidea-20-2-2668
Seção
Artigos