Técnicas argumentativas e a construção do ethos discursivo: análise do processo judicial condenatório de Frei Caneca

Palavras-chave: Técnicas Argumentativas, Ethos, Processo Judicial, Condenação

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar, por meio das técnicas argumentativas empregadas no processo judicial condenatório de Frei Caneca, o ethos discursivo presente na construção de sua defesa. A base teórica está apoiada na abordagem da nova retórica, representada por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), e os estudos sobre ethos discursivo em por Maingueneau (2002, 2004, 2008, 2014). O corpus deste estudo é composto por três excertos da defesa proferida pelo Frei Caneca em seu processo judicial condenatório datado de 1824. A análise mostrou uma presença de três técnicas de argumentação da nova retórica, o que resultou na construção de um tipo de ethos discursivo que permeou o corpus, que foi o ethos pré-discursivo construído na previsibilidade do interesse do auditório em condená-lo antecipadamente e o ethos dito, quanto ao uso de metáforas ou de alusões a outras cenas de fala, presentes na defesa de Frei Caneca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanaldo Oliveira dos Santos†, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

In memoriam

Foi Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Alex Sandra da Silva Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pelo Programa de pós-graduação em Letras da UERN 2018.2 DINTER Salgueiro/PE. Mestre PROFLETRAS – UPE Campus Garanhuns/PE 2016. Professora na Escola Manoel de Queiroz. Secretária na EREM Dr. Walmy Campos Bezerra.

Samuel Alves Monteiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Letras pelo Programa de pós-graduação em Letras da UERN 2018.2 DINTER Salgueiro/PE. Mestre em Ciência da Informação – UFPB, 2015. 

Referências

AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2014.

ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 2002.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008b. p. 11-29.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008c.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2014. p. 69-91.

MELLO, Antonio Joaquim. Obras Politicas e Litterarias de Frei Joaquim do Amor Divino Caneca. Recife: Typ. Mercantil, 1875.

MOSCA, Lineide do Lago Salvador. Velhas e novas retóricas: convergências e desdobramentos. In: Retóricas de ontem e de hoje. São Paulo: Humanistas, 2001.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SOUZA, Gilton Sampaio. O Nordeste na mídia: um (des) encontro de sentidos. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2003.

SOUZA, Gilton Sampaio; COSTA, Rosa Leite; SÁ, Diana Maria Cavalcante; ALVES, Maira Leidiana. As técnicas argumentativas em diferentes esferas da comunicação: proposta de análise em textos jornalísticos, lítero-musicais, jurídicos e acadêmicos. ReVEL, Revista Virtual de Estudos da Linguagem, Edição Especial, vol. 14, n. 12, p. 1-23, 2016.

Publicado
2020-05-07
Como Citar
Santos†, I., da Silva Moura, A. S., & Alves Monteiro, S. (2020). Técnicas argumentativas e a construção do ethos discursivo: análise do processo judicial condenatório de Frei Caneca. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 20(1), 137-156. https://doi.org/10.17648/eidea-20-2482
Seção
Artigos