Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso

Palavras-chave: Retórica. Formação Docente. Ética em sala de aula. Ferramenta didática.

Resumo

A atuação do professor em sala de aula é permeada pela seleção de estratégias para construir conhecimento de modo atraente e agradável tanto para o docente quanto para os discentes, e a Retórica está diretamente ligada a esse processo. Com o objetivo de fomentar as discussões sobre essa relação entre Retórica e formação do docente, este artigo faz uma reflexão sobre os resultados obtidos por meio do uso de uma ferramenta didática denominada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD), a qual foi desenvolvida para o trabalho na disciplina de Retórica, no curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon Os resultados obtidos permitem refletir sobre a percepção do professor como orador, o desenvolvimento da competência retórica, a adequação das formas de expressão da avaliação e a ética em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Maria Jurach, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Docente em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon. Doutora em Letras - Estudos Linguísticos.
Márcia Sipavicius Seide, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste  do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon (Unioeste) e docente efetivo do Pograma de Pós-Graduação em Letras da Unioeste, Campus de Cascavel.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Jurach, J., & Seide, M. (2018). Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 17(1), 85-102. https://doi.org/10.17648/eidea-17-2089
Seção
Artigos