Foco e Escopo

A EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação – é um periódico quadrimestral que publica artigos inéditos, traduções de artigos já publicados e resenhas críticas voltados aos estudos da interface entre discurso e argumentação, com o objetivo de divulgar a discussão sobre a natureza, a problemática e as perspectivas de diálogo entre esses dois objetos de estudo, de modo a promover a discussão de objetos teóricos e a análise de práticas discursivas presentes na sociedade.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A EID&A recebe trabalhos em fluxo contínuo para publicação quadrimestral de: 1) artigos inéditos; 2) traduções de artigos já publicados em periódicos ou em livros do exterior; 3) resenhas críticas.

No caso das traduções de artigos já publicados em periódicos ou em livros do exterior, os editores da EID&A são os responsáveis pela seleção dos textos que serão publicados na seção "Traduções".

No caso dos artigos inéditos e das resenhas críticas, os autores devem submeter seus trabalhos à Comissão Editorial de acordo com as normas para publicação. Para tanto, os trabalhos não devem estar sendo avaliados por outro(s) periódico(s).

Não serão encaminhados à avaliação pelos pares os trabalhos fora das normas de publicação ou do foco e escopo editorial da revista, bem como aqueles que se limitem à mera confirmação de teorias amplamente conhecidas na área e/ou à simples aplicação de análise de textos. Do contrário, os trabalhos serão avaliados por dois membros do Conselho Editorial, podendo receber uma das seguintes menções:

Aceito: o trabalho que, além de dar contribuição teórica e/ou analítica para a área, apresenta de forma clara e objetiva os dados e fontes da pesquisa, discute os conceitos teóricos com profundidade e os aplica coerentemente na análise.

Aceito (com correções obrigatórias): o trabalho que traz contribuição teórica e/ou analítica para a área, mas que apresenta leve ou moderada imprecisão na exposição dos dados e fontes, que comete leve ou moderado deslize na discussão dos conceitos e que apresenta alguma incongruência na interpretação dos dados durante a análise, o que demandaria do autor revisão de alguns pontos de seu trabalho.

Rejeitado: o trabalho que não apresenta coerência teórica e, quando for o caso, metodológica e analítica, o que exigiria do autor refacção do trabalho como um todo, bem como o trabalho sem profundidade teórica e/ou analítica ou que ignora discussões já superadas na área.

Em caso de empate, um terceiro parecer será solicitado.

Assim, os trabalhos aceitos (com correções obrigatórias) estarão aprovados apenas em primeira instância, pois os mesmos ainda serão ajustados por seus autores - de acordo com as solicitações dos pareceristas - e reavaliados pelos editores da revista.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de isenção de taxas para autores

Seguindo a política de acesso livre e gratuito, autores também estão isentos do pagamento de qualquer tipo de taxa tanto para submissão quanto para publicação de seus trabalhos.

Política de combate ao plágio

A EID&A defende os princípios de ética e boa conduta na pesquisa. Assim, nos casos de fabricação, falsificação, plágio e autoplágio, tomará as medidas recomendadas pela Academia Brasileira de Ciências, em seu Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis, e pela CAPES em suas Orientações para o combate ao plágio. 

Política linguística

A partir do n. 19 (ago.2019), a Revista EID&A passa a receber e a publicar trabalhos escritos em português, espanhol, francês e inglês.