ISSN - 2237-6984 

Foco e Escopo

EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação – é um periódico da área de Letras e Linguística, em particular do campo da Argumentação, que publica artigos inéditos, entrevistas e resenhas críticas sobre os estudos da interface entre argumentação e discurso, com o objetivo de divulgar a discussão sobre a natureza, a problemática e as perspectivas de diálogo entre esses dois objetos de estudo, de modo a promover a discussão teórica e a análise de práticas argumentativas na sociedade. 

Processo de Avaliação pelos Pares

A EID&A recebe artigos inéditos e resenhas críticas para avaliação por pares às cegas, conforme cronograma anual de chamadas para publicação. 

Os autores devem submeter seus trabalhos à Comissão Editorial de acordo com as normas para publicação. Para tanto, os trabalhos não devem estar sendo avaliados por outro(s) periódico(s).

Os autores podem submeter seus trabalhos independentemente de sua titulação acadêmica.

A EID&A avalia artigos assinados por até três autores.

Não serão encaminhados à avaliação pelos pares os trabalhos fora das normas de publicação ou do foco e escopo editorial da revista, ou seja, que não discutam questões relativas às teorias da argumentação e não apresentem análises de discursos que circulam concretamente na sociedade.

Os editores da EID&A são os responsáveis pela avaliação dos textos que serão publicados nas seções "Entrevista" e "Resenha"

Os trabalhos que se encaixam no escopo editorial serão avaliados por dois membros do Conselho Editorial, externos à instituição, podendo receber uma das seguintes menções:

  • Aceito: o trabalho que, além de dar contribuição teórica e/ou analítica para a área, apresenta de forma clara e objetiva os dados e fontes da pesquisa, discute os conceitos teóricos com profundidade e os aplica coerentemente na análise.
  • Aceito com correções obrigatórias: o trabalho que traz contribuição teórica e/ou analítica para a área, mas que apresenta leve ou moderada imprecisão na exposição dos dados e fontes, que comete leve ou moderado deslize na discussão dos conceitos e que apresenta alguma incongruência na interpretação dos dados durante a análise, o que demandaria do autor revisão de alguns pontos de seu trabalho.
  • Rejeitado: o trabalho que não apresenta coerência teórica e, quando for o caso, metodológica e analítica, o que exigiria do autor refacção do trabalho como um todo, bem como o trabalho sem profundidade teórica e/ou analítica ou que ignora discussões já superadas na área.

Os trabalhos aceitos com correções obrigatórias estarão aprovados apenas em primeira instância, pois os mesmos ainda serão ajustados por seus autores - de acordo com as solicitações dos pareceristas - e reavaliados pelos editores da revista. 

Assegurando avaliação por pares cega

A EID&A recebe artigos inéditos e resenhas críticas para avaliação por pares cega, conforme cronograma anual de chamadas para publicação em Notícias. 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do manuscrito etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de isenção de taxas para autores

Seguindo a política de acesso livre e gratuito, autores também estão isentos do pagamento de qualquer tipo de taxa tanto para submissão quanto para publicação de seus trabalhos.

Política de combate ao plágio

A EID&A defende os princípios de ética e boa conduta na pesquisa. Assim, nos casos de fabricação, falsificação, plágio e autoplágio, tomará as medidas recomendadas pela Academia Brasileira de Ciências, em seu Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis, e pela CAPES em suas Orientações para o combate ao plágio. 

Política linguística

A EID&A publica textos em português, espanhol, francês e inglês.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

A Revista EID&A usa o DOI como identificador digital de objetos.

Qualis Periódicos

Desde 2020, a revista enquadra-se no estrato Qualis A3

Indexadores

DOAJ - Directory of Open Access Journals

Sumários.Org

Diadorim

WorldCat

EZ3- Elektronische Zeitschriftenbibliothek

MLA - Modern Language Association

Métricas

Índice h5 Scholar Google 

Google Acadêmico geral