http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/issue/feed Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação 2024-01-30T14:26:50-03:00 Eduardo Lopes Piris revista.eidea@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><em>EID&amp;A</em> é um periódico pertencente à área das Ciências da Linguagem e, especificamente, ao campo de investigação da argumentação, que publica quadrimestralmente (abril, agosto e dezembro) artigos inéditos, entrevistas e resenhas críticas sobre os estudos da interface entre discurso e argumentação.&nbsp;<em>EID&amp;A</em> encaminha para dupla avaliação cega por pares os artigos inéditos e as resenhas críticas, enquanto seus editores são os responsáveis pela avaliação dos textos que serão publicados na seção "Entrevista".&nbsp;Os autores (até três por submissão) podem submeter seus trabalhos independentemente de sua titulação acadêmica.</p> http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3901 O vilão, a vítima e o herói: Passionalidade e argumentação no debate sobre a reforma da previdência 2024-01-30T14:12:07-03:00 Matheus Henrique da Silva henriquematheus408@gmail.com Oriana de Nadai Fulaneti od.fulaneti@uol.com.br <p>O presente artigo consiste em uma análise semiótica do debate na CCJ a respeito da PEC da reforma da Previdência em abril de 2019. O objetivo é demonstrar como o conflito é gerado mais pelo choque de esquemas subjacentes ao discurso do que pela confrontação de percepções individuais. Demonstrou-se como o teor passional da discussão é gerado na interação desses esquemas, muito mais do que por artifícios ou provocações pessoais. &nbsp;A teoria utilizada é a Semiótica Discursiva greimasiana; o corpus para análise consiste em dois trechos de discurso: um da deputada Talíria Petrone (PSOL), e outro do deputado Marcel Van Hattem (NOVO). A análise parte de um esquema narrativo subjacente ao discurso, e a partir dele explica os temas e figuras que aparecem em cada um e como esses temas se relacionam de forma conflitiva.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3915 De ingênuo a crítico: O ethos de Armandinho em cena 2024-01-30T14:18:21-03:00 Luana dos Santos Silva luanadss31@gmail.com <p>Todo orador, ao proferir um discurso, deixa transparecer, conforme os pressupostos de Aristóteles (2015), imagens de si. Além disso, revela suas qualidades, crenças e valores, os quais podem coincidir ou não com as expectativas do público que o escuta. Com base nisso, neste artigo pretendemos mostrar a construção e a alteração das imagens (ethé) de Armandinho, personagem-título da série de tiras, criado pelo desenhista Alexandre Beck. Entendemos que essa alteração, ocorrida ao longo dos anos, teve relevante contribuição para a longevidade do protagonista. Para isso, analisamos as produções disponíveis na fanpage de Armandinho no Facebook, dos períodos de 2013 a 2015 e de 2020 a 2022. O estudo fundamenta-se nas considerações de autores da Retórica e da Nova Retórica – caso de Aristóteles (2015), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Meyer (2007), Eggs (2008), Fiorin (2022) e Ferreira (2019) –, que tratam especialmente sobre a noção de ethos.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3921 "Todo ponto de vista é a vista de um ponto": Intencionalidade e argumentatividade em capas de revista sobre o pós-pandemia 2024-01-30T14:20:35-03:00 Glayci Kelli Reis da Silva Xavier glaycikelli@id.uff.br Isabella da Rocha Pontes isabellarochapontes@id.uff.br <p>A argumentação é uma prática social determinada pela situação e pelo contrato comunicativo inerente a cada ato de linguagem (CHARAUDEAU, 2001; 2008), o que dá características específicas aos textos de diferentes gêneros discursivos. Além disso, todo texto expressa, de alguma maneira, um ponto de vista daquele que enuncia. Nesse sentido, o projeto em tela tem por objetivo refletir sobre a argumentatividade intrínseca ao discurso, sob um viés linguístico-discursivo, considerando a intencionalidade do ato comunicativo e os diferentes níveis (AMOSSY, 2011; 2018) em que tal argumentatividade se manifesta. Para isso, como&nbsp;<em>corpus</em>&nbsp;de análise, foram selecionadas diferentes capas de revista publicadas no Brasil, entre 2020 e 2023, que tematizassem o cenário após pandemia de covid-19. Como resultados, verificou-se que as capas em evidência direcionam o olhar do público para determinadas conclusões, ora levantando expectativas para o cenário futuro, ora analisando as consequências geradas por esse momento tão marcante na sociedade mundial.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3923 Argumentação na BNCC: Dos processos cognitivos aos campos de atuação social 2024-01-30T14:16:04-03:00 Luciano Novaes Vidon pfvidon@gmail.com <p>Este trabalho pretende perscrutar as contradições e potencialidades de ensino da argumentação identificadas na BNCC para o Ensino Médio. Para isso, analisa descritores de habilidades do componente curricular de Língua Portuguesa, que prefigurem situações de interação argumentativa, ou seja, situações em que discursos em oposição são enunciados. Neste sentido, a atuação na vida pública, como o próprio documento indica, pode se revestir de uma atuação política, ética e responsável, a partir do momento em que docentes e discentes, bem como toda a comunidade escolar, se envolvam em projetos de letramento capazes de auscultar as demandas locais e, também, as não-locais, a fim de se buscar respostas para problemas sociais, desde o saneamento do bairro, por exemplo, até questões mais gerais como a da proposta de mudança da maioridade penal. Noções dos campos de estudos bakhtinianos e da argumentação são articuladas para compreensão dessas situações de interação social e de argumentação.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3972 Estratégias argumentativas em manifesto da CNBB sobre a pandemia de covid-19 2024-01-30T14:22:04-03:00 Mônica Souza Melo monicamelo@ufv.br Aleandro Martins Vieira aleandro.vieira@ufv.br Alan de Paula Brusco alan.brusco@ufv.br <p>A pesquisa que resultou nesse artigo se insere num projeto mais amplo, cujo objetivo é investigar o papel de líderes ou instituições cristãs no debate social e político no Brasil nos últimos anos. Este artigo focaliza um importante agente de resistência a favor da democracia e dos direitos humanos: a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e analisa uma publicação dessa instituição que aborda a recente crise causada pela covid-19 nos primeiros meses da pandemia. Nosso objetivo é, a partir da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, investigar a organização argumentativa dessa nota, identificando as propostas defendidas e as estratégias argumentativas utilizadas para fundamentá-las. A análise dos dados nos permitiu identificar que, além de uma expressão de solidariedade e um apelo à população e às autoridades por mobilização, o documento se presta à promoção da imagem positiva da Igreja Católica, vista como benfeitora da população.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985 Argumentação, prova e demonstração na visão de estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática: Uma análise de dados textuais a partir do software IRaMuTeQ 2024-01-30T14:26:50-03:00 João Carlos Caldato profjoaocaldato@gmail.com Lilian Nasser lnassermat@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é identificar como estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática interpretam as terminologias argumentação, prova e demonstração. Trata-se de um recorte da primeira etapa de uma pesquisa sobre argumentação no âmbito da Educação Matemática. Ao todo, 78 licenciandos de três instituições públicas de Ensino Superior participaram da produção de dados. Para a análise dos dados, foi utilizado um software que permite realizar análises estatísticas sobre dados textuais. Em vista disso, um objetivo secundário deste artigo é apresentar a possibilidade de utilizar o software IRaMuTeQ como um instrumento que auxilia na análise e na criação de categorias. Assim, foi possível inferir que o significado destas terminologias não é consensual entre os participantes e que, na visão deles, a prova estaria relacionada a algo mais formal ou a uma generalização, enquanto a demonstração estaria relacionada a algo mais informal ou a uma etapa que antecede a prova.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3997 A construção dos ethé de potência e de chefe em pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro sobre a covid-19 2024-01-30T14:24:52-03:00 Kennedy Cabral Nobre cabralnobre@unilab.edu.br Maria Enedina Verçosa Neta mariaenedina733@gmail.com <p>A presente pesquisa analisa como se constroem os ethé de potência e de chefe nos pronunciamentos do presidente Jair Messias Bolsonaro sobre a covid-19 no Brasil. Entre março de 2020 e março de 2021, foram coletados pronunciamentos oficiais e pronunciamentos realizados ao vivo no formato live. Ancora-se esta pesquisa nos pressupostos teóricos de Charaudeau (2018), sobre discurso político e ethos. Constata-se, a partir da análise, que, em discursos oficiais, o ethos de potência se evidencia somente através da exaltação do corpo como prova da força do político. Em contrapartida, nos discursos espontâneos, a imagem de potência também é projetada por meio da vociferação, expressa mediante insultos e bravatas a opositores políticos e à imprensa. No que diz respeito ao ethos de chefe, este é projetado nas duas modalidades, geralmente sob a figura de guia ou atrelado ao ethos de competência.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##