Estudo quase-experimental sobre argumentação em situações de dilema em diferentes condições de interação

  • Nadia Peralta IRICE-CONICET-UNR
  • Néstor Roselli CIPP, Facultad de Psicología y Psicopedagogía, Universidad Católica Argentina

Resumo

Este trabalho aborda a argumentação entendida como o produto do confronto de pontos de vista em um contexto de interação sociocognitiva. Propõe-se um estudo quase-experimental no qual sujeitos em duplas discutiram sobre seus argumentos com respeito a uma situação de dilema de acordo com duas modalidades: livre (sem pautas de interação) ou assistida (pelo pesquisador). Na modalidade assistida, a intervenção do pesquisador teve como objetivo reforçar a interação para melhorar a qualidade argumentativa. Foram avaliadas tanto as intervenções dos sujeitos durante as interações quanto os escritos individuais realizados após a interação. Os resultados mostram avanços nas duplas assistidas no que diz respeito às três dimensões avaliadas: estilo argumentativo, competência argumentativa e dialogicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Peralta, IRICE-CONICET-UNR
Dra. en Psicología. Investigadora CONICET. Profesora de la Facultad de Psicología de la Universidad Nacional de Rosario.
Publicado
2018-07-15
Como Citar
Peralta, N., & Roselli, N. (2018). Estudo quase-experimental sobre argumentação em situações de dilema em diferentes condições de interação. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 15(1), 196-208. https://doi.org/10.17648/eidea-15-1972
Seção
Artigos