O tom valorativo como estratégia argumentativa no gênero comentário on-line

Palavras-chave: Valoração. Argumentação. Tiras. Comentário on-line

Resumo

Pensando a argumentação como uma tomada de posição em relação a outra posição que se realiza no contexto dialógico, o presente trabalho objetiva analisar como o tom valorativo contribui para a construção da argumentação nos comentários on-line que têm por motivação a tira em quadrinhos “Chegando a Deus”, produzida pelo designer e ilustrador Carlos Ruas. Para tanto, buscamos respaldo na Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2010, 2011, 2016; VOLOCHÍNOV, 2013) e nos estudos realizados acerca da Argumentação (FIORIN, 2017). Do ponto de vista do resultado da análise, constatamos que os sujeitos fazem uso da valoração como mecanismo de argumentação para problematizar a prática do dízimo em contextos eclesiásticos religiosos, utilizando de artifícios argumentativos, como a comparação e a autoridade para tal, postura imanente ao jogo argumentativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alixandra Guedes Rodrigues de Medeiros e Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística(PROLING) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), proc. 88882.182506/2018-01, Brasil.
Pedro Farias Francelino, Universidade Federal da Paraíba
Pós-Doutor em Linguística pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Docente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Medeiros e Oliveira, A., & Francelino, P. (2018). O tom valorativo como estratégia argumentativa no gênero comentário on-line. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 17(1), 2-18. https://doi.org/10.17648/eidea-17-1943
Seção
Artigos