Sentidos de legitimação do ensino bilíngue Português-Inglês: efeitos do discurso institucional

  • Laura Fortes Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Palavras-chave: Ensino Bilíngue. Discurso Institucional. Mídia. Mercado.

Resumo

Nossa pesquisa de doutorado propôs um estudo discursivo de sentidos de bilinguismo, educação bilíngue e currículo em escolas bilíngues português-inglês. Teoricamente orientada pela análise de discurso pecheutiana, a pesquisa configurou-se a partir da construção de corpora compostos de discursividades heterogêneas produzidas em torno do real da expansão dessas escolas, frequentemente justificada por uma demanda crescente pela aquisição da língua inglesa cada vez mais cedo.Apresentamos, neste artigo, um recorte de nosso corpus, a saber, o discurso institucional – constituído de dizeres que configuram o processo de construção imaginária da identidade institucional da escola – a partir de suas incidências no discurso profissional – constituído de dizeres de professores e coordenadores de escolas bilíngues português-inglês em São Paulo. Nessas condições de produção, concluímos que dois elementos constituem a base para a compreensão desse processo discursivo: 1) a representação da instituição sem falhas; 2) suas relações com discursividades da mídia e do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Fortes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Publicado
2017-07-19
Como Citar
Fortes, L. (2017). Sentidos de legitimação do ensino bilíngue Português-Inglês: efeitos do discurso institucional. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 13(1), 104-120. https://doi.org/10.17648/eidea-13-1356
Seção
Artigos