Avaliação de medidas estruturais de combate a riscos de inundações urbanas no rio Itapicuru-Mirim, Jacobina, Bahia
Resumo
Este trabalho objetiva discutir as principais medidas estruturais de combate a riscos de inundação do rio Itapicuru-mirim, localizado na cidade de Jacobina, Bahia. A metodologia adotada no trabalho envolveu pesquisa bibliográfica, especialmente, para a discussão de fontes secundárias. Além disso, utilizou-se a pesquisa de campo para observações, registros fotográficos e anotações. Os resultados apontam intervenções hidrológicas estruturais importantes após a década de 1940, com canalizações nas partes sudoeste, central e leste da cidade de Jacobina. Foram registradas três inundações de destaque no século XX e duas neste século, apontando que as políticas públicas foram insuficientes para extinguir eventos de origem hidrológica, porém induzidas por contradições territoriais. Afirma-se que o ordenamento da cidade de Jacobina não contempla a gestão e planejamento adequados, subsidiando segregações e desigualdades sócio-espaciais.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).