Revista do Laboratório de Ensino de História e Geografia da UESC https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige <p>A Revista RLAHIGE é uma publicação semestral do Laboratório de Ensino de História e Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, cujo objetivo é a divulgação de trabalhos científicos<strong>&nbsp;inéditos</strong>&nbsp;nas áreas de interesse de&nbsp; Geográfia e História. A Revista recebe contribuições em fluxo contínuo, de autores nacionais e internacionais, preferencialmente em língua portuguesa (aberta a textos em espanhol), nos seguintes formatos: artigo, resenhas e relatos de experiências e práticas.</p> pt-BR rlahige@uesc.br (Gilsélia Lemos Moreira) thiagobuenosaab@hotmail.com (Thiago Bueno Saab) qui, 22 dez 2022 00:00:00 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3615 Humberto Cordeiro Araujo Maia, Joseane Gomes de Araújo ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3615 sex, 27 jan 2023 00:00:00 -0300 DIAGNÓSTICO PANORÂMICO DAS CALÇADAS DO BAIRRO PEQUI ATRELADO À MOBILIDADE URBANA, EM EUNÁPOLIS – BAHIA https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3344 <p>As calçadas são um espaço que promove a circulação de pedestres e o direito de ir e vir e usufruir dos serviços que a cidade oferece, todavia, as calçadas configuram-se como espaços negligenciados, seja por fatores históricos ou pela falta de implementação do planejamento urbano. Desta forma, este artigo teve por objetivo fazer um diagnóstico da qualidade das calçadas do bairro Pequi, localizado na cidade de Eunápolis no Extremo Sul da Bahia, atrelado à mobilidade urbana e a produção e reprodução do espaço geográfico. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que buscou investigar a qualidade e os serviços das calçadas do bairro, com uma pesquisa documental nos Planos Diretores Municipais e na legislação vigente e realização de registros fotográficos. Através da análise constatou-se diversos problemas estruturais e sociais relacionados à calçada e os grupos da população residente mais vulneráveis a riscos. Destarte é nítida a não implementação do planejamento e a não fiscalização por parte do poder público das condições precárias nas quais as calçadas estão submetidas, corroborando para a ineficiente e perigosa mobilidade de pedestres e<br>deturpação do direito de ir e vir.</p> João Gabriel de Moraes Pinheiro ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3344 qui, 22 dez 2022 00:00:00 -0300 EXCERTOS SOBRE A ESCRAVIDÃO NEGRA NA VILA DE CANAVIEIRAS, SÉCULO XIX https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3461 <p>Esta pesquisa busca analisar vestígios da presença de escravizados africanos e afro-brasileiros na sociedade e suas implicações econômicas na vila de Canavieiras durante o transcorrer do século XIX. A historiografia e literatura local pouco aborda a escravidão durante o período de surgimento e expansão da lavoura cacaueira, muito dessa omissão é devido a elite regional ter construído no imaginário popular a tese da inexistência do braço cativo. Todavia, constata-se que desde o início da colonização, os africanos e seus descendentes foram agentes históricos importantes para o desenvolvimento socioeconômico local.</p> Ronaldo Lima da Cruz ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3461 qui, 22 dez 2022 17:40:43 -0300 A ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DO BAIRRO PEQUI, EUNÁPOLIS-BAHIA https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3412 <p>Este artigo tem por objetivo discorrer sobre a organização espacial do bairro Pequi, localizado na cidade de Eunápolis, no Extremo-Sul baiano. O Pequi é o bairro mais antigo da cidade, tendo sido&nbsp; criado quando Eunápolis ainda era um povoado. Através da pesquisa exploratório-descritiva foi possível entender a origem e formação do bairro, os seus signos e significados que são construídos através da percepção de cada morador, mudanças temporais que ocorreram desde a década de 1950 até os dias atuais e os atores sociais que atuam no espaço produzindo-o e reproduzindo-o constantemente. Algumas deficiências, tanto de ordem socioeconômica quanto estrutural foram identificadas, demonstrando a necessidade de intervenção do poder público no bairro, que se tornou signo da cidade de Eunápolis.</p> João Gabriel de Moraes Pinheiro, Tereza Genoveva Nascimento Torezani Fontes ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3412 qui, 22 dez 2022 17:47:23 -0300 ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS DECORRENTES DE UMA URBANIZAÇÃO DESURBANIZANTE https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3512 <p>A presente pesquisa pretende realizar uma análise e diagnostico dos problemas decorrentes de uma urbanização desurbanizante, tomando por estudo de caso os bairros Banco da Vitória e Teotônio Vilela em Ilhéus-BA. Ao considerar a urbanização, o intuito é dar maior visibilidade aos problemas urbanos circunscritos nos bairros que vêm ao longo dos anos acumulando problemas relacionados às ocupações irregulares e degradação dos recursos naturais. Na periferia, a oferta de serviços públicos é precária, devido à irregularidade da coleta dos resíduos sólidos, distribuição insuficiente de água potável e coleta de efluentes domésticos. A infraestrutura urbana também é deficitária, não há praças, parques, eventos de lazer que promovam o entretenimento. A periferia sofre com deslizamentos de encostas, enchentes e doenças de veiculação hídrica. Os problemas socioambientais que acometem a cidade de Ilhéus não se efetivam por falta de planos urbanos ou planos diretores, pois, a cidade conta com planos de ordenamento territorial urbano desde a década de 1930. Sendo assim, faz-se necessário pensar em meios de tornar esses planos efetivos. Um diagnóstico atual das conscrições socioespaciais, mesmo que de um pequeno recorte espacial da cidade, pode contribuir na elaboração de uma proposta de planejamento e ordenamento territorial urbano participativo, que inclua o combate à urbanização acéfala e contemple todos os bairros, inclusive as comunidades, com ações efetivas que combatam a um só tempo, os problemas ambientais e sociais.</p> NAUANA TEIXEIRA MENDES, GILSÉLIA LEMOS MOREIRA ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3512 qui, 22 dez 2022 17:53:28 -0300 A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS POR MEIO REMOTO https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3472 <p>O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos cartográficos para compreensão da espacialidade geográfica por meio de uma experiência em estágio supervisionado em Geografia com aplicações de oficinas pedagógicas, o mesmo foi efetuado em uma associação comunitária na comunidade de Ramal pertencente ao município de Quixabeira. O objetivo deste trabalho foi compreender a importância do uso de jogos para o ensino de orientação e localização cartográfica em ambientes não escolares a partir da experiência em estágio supervisionado em Geografia do Campus IV. Como forma de alcançar o objetivo foi adotada a abordagem qualitativa, uma vez que a mesma possibilita uma relação mais dinâmica entre pesquisador e objeto de estudo. Bem como os procedimentos da pesquisa bibliográfica, no sentido de buscar uma melhor fundamentação para as discussões realizadas no trabalho. A partir desta pesquisa percebeu-se que essa maneira de ensino e aprendizagem de forma lúdica é muito importante para o desenvolvimento dos conceitos.</p> Edjámison Vieira Alves, Robeani de Almeida Pinto, Ione Oliveira Jatobá Leal ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3472 qui, 22 dez 2022 17:58:42 -0300 “ROUPAS NOVAS E COLORIDAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA” https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3462 <p>A prática do turismo tensiona a produção do espaço geográfico por meio de uma série de fatores econômicos, sociais, culturais, ambientais, dentre outros, que promovem o lazer e a satisfação dos sujeitos que se deslocam para áreas de atração turísticas. Dessa forma, surge o seguinte questionamento: como a temática do turismo pode ser abordada a partir do uso das tecnologias digitais na Geografia escolar? Esse texto tem o objetivo de refletir acerca da relevância da temática turismo para o processo ensino-aprendizagem mediante o uso das tecnologias digitais no ensino de Geografia. Ademais, apresenta-se um relato de experiência que descreve como as tecnologias digitais contribuíram para o fortalecimento de aprendizagens significativas a respeito da temática turismo, tendo como público alvo os estudantes do Colégio Ana Tereza (CAT), localizado na cidade de Salvador/BA, no bairro de São Marcos. Os resultados evidenciam que o uso das tecnologias digitais instigou os estudantes a buscarem novos conhecimentos relacionados ao turismo, de forma crítica, reflexiva e autônoma, de modo a desenvolverem soluções para problemas que a cidade de Salvador enfrenta com relação ao turismo. Espera-se que a partir destas reflexões, novos saberes e fazeres sejam desenvolvidos no ensino da Geografia, a partir do uso das tecnologias digitais ou de outras linguagens correlacionadas a essa importante temática, ainda pouco discutida nos espaços escolares, e suas consequências no espaço geográfico.</p> Adelvan Ferreira Santos, Aisllan Damacena Souza da Silva ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/article/view/3462 qui, 22 dez 2022 18:04:05 -0300