Interdisciplinaridade entre Geografia e História
possibilidades a partir das habilidades da BNCC dos anos finais do ensino fundamental
Resumo
O presente artigo, que consiste em um estudo do tipo bibliográfico, tem como objetivo investigar e discutir as possibilidades interdisciplinares ente Geografia e História, a partir do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), para os anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, buscamos uma definição para os conceitos de Interdisciplinaridade, Geografia e História, com base nos trabalhos de JAPIASSU (1976) e FAZENDA (1994, 2000), BLOCH (2001), HOBSBAWM (1998), SANTOS (2008) e BARROS (2010), principalmente. Posteriormente, selecionamos alguns descritores e habilidades de Geografia e História selecionados do CRMG, com o objetivo de apontar as possibilidades de interdisciplinaridade entre a Geografia e a História oferecidas por esta diretriz curricular.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BARROS, José D’Assunção. Geografia e História: Uma Interdisciplinaridade mediada pelo espaço. Geografia (Londrina), v. 19, n.3, 2010.
BARROS, José D'Assunção. História, Espaço, Geografia: diálogos interdisciplinares. Petrópolis: Vozes, 2017
BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
FAZENDA, Ivani A. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.
FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 2000.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
____________. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2001.
____________. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GRISNPUN, Mírian P. S. Zippin. Educação Tecnológica. In: Educação tecnológica, desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2001, p. 25-74.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
JANTSCH, A. & BIANCHETTI, L. (org.). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis / Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Cientificas. São Paulo: Perspectiva, 1975.
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2018.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasilia, DF: UNESCO, 2000.
PENA, Maria Fernanda; RAIMUNDO, Maria Helena; VASCONCELOS, Luiz G. Falcão e SAMPAIO, Adriany de Ávila Melo. Geografia e História: um projeto interdisciplinar na EJA. Goiás: Fala Professor: Qual é o fim do ensino de Geografia? VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 2005, p. 1-15.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. Rio de Janeiro: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).