O Lugar como mediação na abordagem de conceitos e temas da Geografia Escolar
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão do conceito de lugar na perspectiva da Geografia humanista e da Geografia escolar, vinculando às dimensões fenomenológicas da realidade do estudante e à educação geográfica, na possiblidade de uma leitura dos espaços vividos de forma próxima à dinâmica cotidiana dos estudantes, pois, tal relação está fundamentada nos princípios de uma abordagem que valoriza as geografias vividas no espaço-tempo em que foram experimentadas. Apoiado nessa corrente, entende-se que as vivências e experiências – produto da geograficidade – são elementos constitutivos do espaço mais imediato de cada sujeito, dessa forma, esse trabalho propõem uma articulação dessa dimensão no processo de ensino/aprendizagem dos conhecimentos geográficos. A compressão de conceitos/categorias se configura como um desafio para o educando. Partindo dessa premissa, defende-se uma abordagem que pode ter como ponto de partida a própria existência do sujeito no mundo. O itinerário percorrido na produção deste texto seu deu a partir e exclusivamente de pesquisa bibliográfica. Sendo assim, alguns autores e autoras nortearam as reflexões tecidas: Relph (2014), Tuan (2013), Marandola (2021), Marandola e Oliveira (2019), Massey (2008), Callai (2010). Nesse aspecto, esse caminho possibilitou diálogos em torno de temáticas inerentes a geograficidade do estudante, contemplando dimensões que emergem do lugar de vivência.