O Lugar como mediação na abordagem de conceitos e temas da Geografia Escolar
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão do conceito de lugar na perspectiva da Geografia humanista e da Geografia escolar, vinculando às dimensões fenomenológicas da realidade do estudante e à educação geográfica, na possiblidade de uma leitura dos espaços vividos de forma próxima à dinâmica cotidiana dos estudantes, pois, tal relação está fundamentada nos princípios de uma abordagem que valoriza as geografias vividas no espaço-tempo em que foram experimentadas. Apoiado nessa corrente, entende-se que as vivências e experiências – produto da geograficidade – são elementos constitutivos do espaço mais imediato de cada sujeito, dessa forma, esse trabalho propõem uma articulação dessa dimensão no processo de ensino/aprendizagem dos conhecimentos geográficos. A compressão de conceitos/categorias se configura como um desafio para o educando. Partindo dessa premissa, defende-se uma abordagem que pode ter como ponto de partida a própria existência do sujeito no mundo. O itinerário percorrido na produção deste texto seu deu a partir e exclusivamente de pesquisa bibliográfica. Sendo assim, alguns autores e autoras nortearam as reflexões tecidas: Relph (2014), Tuan (2013), Marandola (2021), Marandola e Oliveira (2019), Massey (2008), Callai (2010). Nesse aspecto, esse caminho possibilitou diálogos em torno de temáticas inerentes a geograficidade do estudante, contemplando dimensões que emergem do lugar de vivência.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).