Como os alunos pensam geograficamente

análise da produção discursiva escolar de base geográfica

  • Darlan Da Conceição Neves Unicamp/aluno de pós-graduação
Palavras-chave: Discurso. BNCC. Geografia. Raciocínio Geográfico.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir teoricamente a produção de conhecimentos geográficos escolares derivamos de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio. A partir do dialogismo da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin ressaltamos que há uma produção discursiva de base geográfica dialogicamente orientada. Essa produção está relacionada à mobilização de linguagens, vozes sociais e gêneros do discurso. As discussões deste texto são uma forma de responder às orientações prescritivas da BNCC de geografia tanto do ensino fundamental quando do ensino médio, que orientam uma forma única de fazer geografia na escola. Os resultados apontam para uma diversidade de formas de apropriação das linguagens sociais que constituem e atravessam as interações discursivas nas aulas de geografia na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-08-23
Como Citar
NEVES, D. Como os alunos pensam geograficamente. Geografia Grapiúna, v. 3, n. 3, p. 78-102, 23 ago. 2023.