O campo de atuação do professor de Geografia e os sentidos discursivos em torno da formação docente
Resumo
Ser professor de geografia na educação básica no atual cenário educacional brasileiro tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. A implementação da BNCC, a redução da carga horária desta disciplina e as reformulações nos currículos dos cursos nas universidades e escolas, entre outros fatores, têm tensionado questionamentos de como a formação docente opera com as diversas demandas no campo de atuação do professor de geografia. Desta forma, este artigo objetiva abordar os sentidos discursivos deste campo de atuação em torno da formação docente. O trabalho é oriundo de pesquisas e eventos acadêmicos sobre a área de ensino de geografia e se apoia teórica e metodologicamente na Teoria do Discurso fundamentada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, a luz de uma perspectiva pós-estruturalista. O estudo revela que o campo de atuação do professor de geografia é uma prática social e discursiva que se constitui e se articula por meio de processos contingentes e provisórios de significação da realidade, através de um ponto nodal, que neste caso é a formação docente.
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