ENSINO DE GEOGRAFIA E REALIDADE SOCIOESPACIAL NAS CIDADES CAPITALISTAS: condições desiguais, acesso à moradia e precariedade do habitar
Resumo
A questão do Ensino de Geografia apresenta-se hoje revigorada no pensamento contemporâneo. Caracterizando-se por novas e diferentes abordagens, traz em seu bojo a preocupação fundamental no que se refere à análise crítica da realidade socioespacial mais ampla. Neste trabalho, apresentaremos um recorte de como vemos a articulação entre o Ensino de Geografia e a análise da realidade caleidoscópica do viver na cidade por diferentes classes sociais. Ao trilhar esse caminho, chamamos a atenção para o fato de que não evidenciaremos a pertinente questão socioespacial em si, nossa proposta é tratar o tema, tomando como ponto de partida a vida na cidade, destacando a luta pela moradia na produção do urbano na perspectiva da educação geográfica. Trata-se de um processo complexo e diverso, no qual está presente o entendimento do processo de produção e reprodução do espaço urbano, determinado pelo modo de produção capitalista. Parece-nos que somente se superamos a leitura ingênua desse processo e desenvolvermos uma análise crítica do modelo de sociedade ao qual optamos é possível compreender essa e muitas outras questões que envolvem o viver nas cidades capitalistas. Se o ensino de Geografia abre perspectiva para
pensar o mundo contemporâneo e suas contradições, então, a crítica ao modelo de sociedade em que vivemos é, em essência uma possibilidade que abre caminho para uma transformação da realidade em questão. Desse modo a sala de aula pode ser o lócus para este exercício. O intuito é despertar nos alunos as bases necessárias para se construir ética e criticidade.
Downloads
Referências
desmanchando consensos. Petrópolis : Vozes, 2000.
AZEVEDO, Álvaro Villaça et al. Solo criado/carta de Embu. São Paulo: Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam, 1977.
BOTELHO, Adriano. O urbano em fragmentos: a produção do espaço e da moradia pelas práticas do setor imobiliário. São Paulo: Annablume/Fapesp,
2007.
BOULOS, Guilherme. Por que ocupamos? Uma introdução à luta dos sem teto. São Paulo: Scortecci, 2012.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-
247, 2005.
CALLAI, H. C.; MORAES, M. M. Educação geográfica, cidadania e cidade. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial 2017, p. 82-100, 2017.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007. 123p.
CASTELLAR, S. M. V. O ensino de geografia e a formação docente. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Formação continuada de professores. São Paulo: Pioneira/Thomson, 2015.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia com novas abordagens. Nova Escola [Entrevista a Beatriz Vichessi], Goiânia, 2010a.
______. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. SEMINÁRIO NACIONAL : CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, 1,2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2010b.
CORREA, Roberto L. O espaço urbano. São Paulo: Ática. 1993.
DEMO, Pedro. Educação e desenvolvimento: mito e realidade possível e fantasiosa. Campinas: Papirus, 1999.
GOTTDIENER, Mark. Produção social do espaço urbano. São Paulo: Edusp,
1985.
HARVEY, David. O direito à cidade. Ed. Lutas Sociais, São Paulo, n. 29, p. 73-89, jul./dez 2012.
LACOSTE, Yves. Para que serve a paisagem? O que é uma bela paisagem? Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, , n. 79, p. 115-150, jul. 2003.
MARQUES, M. O. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí: UNIJUÍ, 1993.
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga et al. Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 03, p. 117-130, set-dez, 2010.
NEGRI, Silvio Moisés. Segregação Sócio-Espacial: alguns conceitos e análises. Coletâneas do nosso tempo, Rondonópolis, v.2, n. 8, p. 129-153, 2008.
OLIVA, Jaime Tadeu. Ensino de Geografia um retrato desnecessário. In: CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia da sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
RODRIGUES, Arlete Moyses. Desigualdades Socioespaciais – a luta pelo direito a cidade. Revista Cidades, v. 4 n. 6, p. 73-88, 2007.
ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. São Paulo: Boitempo, 2015.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155f. Dissertação de Mestrado – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas,. Campinas, 2001.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).