DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO À GEOGRAFIA ENQUANTO CIÊNCIA: o sentido do ensino de geografia na formação dos sujeitos sociais
Resumo
A proposta deste texto é articular o conhecimento geográfico à Geografia científica, estabelecendo a ideia de que compreender os processos que envolvem tal articulação é indispensável para a formação do professor de Geografia. A Geografia enquanto Ciência e enquanto disciplina escolar tem um significado importante na formação de sujeitos sociais que incorporem no pensamento a sua condição espacial produzida ao longo do tempo – e não apenas ao longo de sua própria existência. Nesse sentido, inicialmente, se discute alguns fundamentos da Geografia como Ciência que surge na modernidade, se firmando enquanto cátedra em 1870, na Universidade alemã. Em um segundo momento, o texto propõe um recuo no tempo para antes do início da Era Cristã, em busca dos primórdios da sistematização de conhecimentos que podem ser considerados como geográficos, dando destaque à contribuição dos filósofos gregos. A partir das ideias e dos estudos provenientes dos gregos e de outros povos da antiguidade foi possível que as civilizações posteriores reproduzissem, ampliassem e sistematizassem tais conhecimentos, diante da própria evolução que o desenvolvimento do mundo suscitou. Finalmente, se propõe a articulação entre os conhecimentos geográficos e a Geografia enquanto Ciência, reforçando o seu sentido como área de conhecimento que integra sociedade e natureza, tempo e espaço, possibilitando uma visão mais integrada do mundo e a formação de sujeitos sociais mais competentes para o exercício pleno da vida.
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