TRAJETÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UEFS NO CONTEXTO REGIONAL DE FEIRA DE SANTANA
Resumo
O ensino superior no Brasil foi iniciado no século XIX e a instalação em campi universitários foi intensificada a partir da década de 1960, significativamente com a Reforma Universitária de 1968. A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), oficializada em 1976, por ser uma instituição relevante e agente transformador da sociedade, que vai muito além dos seus limites físicos, sobretudo no cenário local e regional, é o foco deste artigo, que apresenta um breve histórico sobre o ensino superior e a trajetória da implantação do campus, fundamentado por pesquisas bibliográficas, documentais nos arquivos da instituição. O campus contempla em seus espaços unidades administrativas, de ensino e pesquisa, mas não tem autonomia, pois depende do transporte público municipal e da infraestrutura urbana, em especial da estrutura do conjunto habitacional vizinho, o Feira VI; não oferece moradia para docentes e funcionários e as vagas oferecidas aos estudantes são insuficientes.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).