AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O IMPACTO NA EDUCAÇÃO: uma análise da reforma do ensino médio

  • Sandra de Castro de Azevedo
Palavras-chave: Ensino Médio, Lei nº 13.415 de 2017, Ciclo de Política, BNCC

Resumo

Entender as políticas educacionais é cada vez mais, um elemento essencial na formação e na atuação docente. Por meio da compreensão das políticas é possível identificar qual o projeto de educação que o poder público defende, ampliando assim a possibilidade de resistência ou de apoio. Esse texto propõe uma análise das leis que estabeleceram a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415 de 2017 e Resolução nº 3, de 2018) com base na teoria do Ciclo de Política de Ball e Bowe. O objetivo é mostrar que a política educacional pode ser analisada desde seu contexto de influência, onde são identificadas as forças em disputa, no contexto do texto que indica quais as forças conquistaram espaço na lei, no contexto da prática na tentativa de pensar como essa lei será aplicada e ressignificada e no contexto dos efeitos que a sociedade sofrerá com a lei. Os resultados da pesquisa indicam uma forte presença dos princípios neoliberais na educação brasileira e que a reforma do ensino médio pode prejudicar a formação dos alunos da escola pública pois dificultará o acesso dos alunos trabalhadores. As leis aprovadas não consideram a realidade dos filhos da classe trabalhadora, apesar de serem aprovadas com discurso de uma melhor preparação para o mercado de trabalho.

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Referências

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Publicado
2021-11-26
Como Citar
DE CASTRO DE AZEVEDO, S. AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O IMPACTO NA EDUCAÇÃO: uma análise da reforma do ensino médio. Geografia Grapiúna, v. 1, n. 1, p. 80-105, 26 nov. 2021.