O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NA ESCOLA: uma proposta extensionista aplicada no curso de licenciatura em Geografia
Resumo
Experiências e vivências como docente no eixo das temáticas físico-naturais num curso de licenciatura em Geografia trazem constantemente inquietações com relação a maior capacitação e preparação teórica-pedagógica dos alunos e sua aplicabilidade em sala de aula. Para tanto, o projeto extensionista intitulado “O ensino de Geografia Física na Escola”, vinculado ao LAHIGE (Laboratório de Ensino de História e Geografia – UESC) tem como objetivo desenvolver práticas que auxilie aos alunos do curso de Geografia Licenciatura, ex-alunos e profissionais já atuantes no ensino, sobretudo na educação básica, no processo ensino – aprendizagem, aproximando teoria e prática da Geografia. Visando um olhar integrador dos fenômenos geográficos, busca-se a construção de valores socioambientais, evidenciando a importância da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida local e/ou regional de Ilhéus e Itabuna/Bahia. Nesta perspectiva, valorizar a relação espaço e sujeito é de fundamental importância. Como proposta metodológica busca-se construir caminhos para o entendimento da geografia local valorizando o cotidiano do aluno. Para tanto, essa proposta extensionista contempla atividades integradoras pensando estratégias pedagógicas integrando às práticas sócioambientais, superando a velha dicotomia entre o físico e humano, através de palestras, minicursos, elaboração de materiais didáticos, roteiros para práticas de campo, incluindo os alunos às realidades locais, valorizando o seu lugar.
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Referências
PONTUSCHKA, Nídia Nacib et al.. O “Estudo de Meio” como trabalho integrador das práticas de ensino. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 70, p. 45-72, 1992.
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SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes; NUNES, João Osvaldo Rodrigues. A Natureza da Geografia Física na Geografia. Terra Livre, São Paulo, n. 17, p. 11-24, 2001.
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