UMA REFLEXÃO SOBRE A ADEQUAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS, 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os livros didáticos de Geografia com a
finalidade de elaborar material didático pedagógico para alunos surdos do 7º
ano, Ensino Fundamental II. Considerando que a língua natural do surdo é
gestual-visual, e apresenta significativas diferenças em relação a sua segunda
língua que é o português, a produção de material didático específico ou adaptado
pode contribuir na aplicação de conteúdos geográficos que os surdos
apresentam maior dificuldade na aprendizagem. A metodologia aplicada é
descritiva e analítica, a qual busca identificar e analisar os conteúdos de quatro
livros didáticos do 7º ano, por meio da estratégia de levantamento bibliográfico,
bem como facilitar a criação de mecanismos no processo de inclusão dos alunos
surdos na escola regular. Os resultados indicam que a apresentação dos
conteúdos nos livros didáticos atuais, estão bastante imagéticos e considerando
que os conteúdos podem ser ensinados de diversas formas, uma pequena
adaptação na mediação para o aluno surdo se faz necessária para que o ensinoaprendizagem aconteça de forma mais eficaz.
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