ACERCA DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: o kit didático “Viagem ao Engenho de Santana” em revista (LAHIGE, 1998-2018)
Resumo
Criado em 1997, o núcleo LAHIGE (Laboratório do Ensino de História e
Geografia) foi concebido como projeto conectado à política de extensão
universitária da UESC, e dentre suas linhas de atuação manteve a proposta da
produção de materiais didáticos, em cujas etapas da construção das bases para
atuar nesta área foram realizados contatos/sondagens com docentes do Ensino
Fundamental na região, visando elencar demandas existentes no ensino de
história e geografia, ocasião em que se constatou a existência de lacunas no
ensino da história regional nas escolas públicas devido à falta de materiais
didáticos sobre tais conteúdos, fato que serviu de base para que o núcleo
LAHIGE abraçasse a ideia de produzir o kit didático Viagem ao Engenho de
Santana (livro + documentário de 20’) em fins da década de 1990, sendo esse
material difundido/distribuído em escolas públicas próximas à UESC no limiar da
década de 2000, motivando a realização, neste artigo, de um balanço da
produção e publicação deste kit, realçando nuances de seu lançamento à época
e levantando questões sobre as formas de sua utilização em anos subsequentes
àquela sua 1ª edição.
Downloads
Referências
CÔGO, A. L. O perfil do profissional que ensina história nas séries iniciais no
eixo Ilhéus-Itabuna (1997-1998). In: Encontro Perspectivas do Ensino de
História, 2., 1988, Curitiba. Anais. Curitiba: UFPR, 1988, n.p.
MARCIS, T. Viagem ao Engenho de Santana. Ilhéus: Editus, 2000. 86p.
MARCIS, T. Depoimento dado via e-mail. Entrevista concedida a Anna Lúcia
Côgo. Ilhéus, n.p., 2019
MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Verbete transposição didática:
dicionário interativo da educação brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix,2001. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/transposicao-didatica/.
Acesso em: 13 jan. 2019.
SCHWARTZ, S. B. Segredos Internos: engenhos e escravos na sociedade
colonial. São Paulo: Cia. das Letras, 1988, n.p.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).