LAHIGE: revisitando os caminhos já percorridos (julho de 1997 a julho de 2017)
Resumo
O texto traz, de forma concisa, minha trajetória no Laboratório de Ensino de
História e Geografia (LAHIGE), fundado em 1997, por mim e a professora de
História, Anna Côgo. Consta, aqui, um resumo das principais atividades
desenvolvidas, os percalços, as dificuldades, os sucessos, mas, acima de tudo,
a alegria por ter conseguido trilhar esse caminho sempre com muita energia,
dedicação e amor, pois, apesar de aposentada, eu continuo ligada ao Projeto.
O LAHIGE é um PROJETO INTERDISCIPLINAR E INTERDEPARTAMENTAL,
das áreas de conhecimento de HISTÓRIA E GEOGRAFIA. Foi o primeiro
laboratório de ensino criado na UESC. Recentemente foi transformado em
Núcleo de Ensino. É, portanto, um núcleo permanente, comum aos
departamentos do DFCH (Departamento de Filosofia e Ciências Humanas) e
do DCAA (Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais). Nasceu em julho
de 1997, descendente direto do CES (Centro de Estudos Sociais), que fora
criado pelas professoras da FESPI, Maria Palma Andrade, Janete Ruiz Macedo
e Cleonice Almeida, que atuavam no curso de Estudos Sociais. O Lahige
também foi, sempre, um espaço de acolhimento de professores dos dois
departamentos que chegavam à Uesc. Muitos deles apresentaram projetos de
extensão dentro das linhas do núcleo, a fim de conseguirem a dedicação
exclusiva. Para nosso projeto, isso sempre foi um ganho.
Downloads
Referências
significados. Ilhéus: EDITUS, 2003. 190 p.
ROCHA, L. B., MOREIRA, E. A cidade em tela: Itabuna e Walter Moreira.
Ilhéus: Editus, 2010. 137 p.
ROCHA, Lurdes Bertol. Prática de Ensino em Geografia In: Encontro Nacional
de Geógrafos, 11., 1998. Vitória da Conquista: Arte Gráfica Ltda., 1998. p. 115
– 116.
ROCHA, L.B. Iniciação à Linguagem Geográfica. Ilhéus: Editus, 1998, 32. p.
2. ed.
ROCHA, L.B. Tornando a Prática de Ensino em Geografia mais dinâmica In:
Encontro Nacional de Estágios: aspectos éticos e legais, 1., 1997, Curitiba.
Anais... Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1997, p.144 – 149.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).