Biblioterapia no Centro de Hemodiálise: cultura literária e acolhimento

Palavras-chave: Biblioterapia. Extensão. Cultura literária. Acolhimento.

Resumo

O presente trabalho discorre sobre práticas leitoras e seu impacto terapêutico na saúde de pacientes em tratamento hemodialítico. A estratégia de cuidado através de textos literários, biblioterapia, pode melhorar a qualidade de vida do paciente, além de promover um ambiente de acolhimento e interatividade. Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão “Ler Faz Bem à Saúde”, da Universidade Estadual de Santa Cruz, desenvolvido em um centro de hemodiálise. O olhar sobre a saúde dos pacientes em terapia hemodialítica, através de práticas alternativas e coadjuvantes, torna-se um contributo para a melhora do bem-estar emocional e, consequentemente, físico dos pacientes. As habilidades para a vida indicadas pela OMS são assumidas como temas basilares para fomentar as mediações de leitura de textos literários. Une-se o ensejo de promover o desenvolvimento de tais habilidades ao potencial da literatura como ferramenta cultural de reinvenção de si e do mundo circundante. Essas práticas leitoras promovem um ambiente propício para a autoaceitação e para o acolhimento do outro. Resulta, portanto, no contato com outras formas de pensar que podem ressignificar o momento de dor e de sofrimento, inspirando resiliência e busca de manutenção da vida.

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Biografia do Autor

Glória de Fátima Lima dos Santos, UESC
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialização em Alfabetização (PUC-MG) e especialização em Língua Portuguesa (UNEB). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz e coordenadora do comitê do PROLER- Programa Nacional de Incentivo à Leitura. Atua como coordenadora dos Projetos Biblioteca Viva, Ler faz bem à saúde, A Leitura vai à praça e Linguagens e Práticas educativas: diálogos com a escola. Coordenou o curso de graduação de Língua Portuguesa do PARFOR. Atuou como conselheira do Conselho Deliberativo do PELL - PLANO ESTADUAL DO LIVRO E DA LEITURA - do Estado da Bahia, representando a UESC. Orientadora Probex/Uesc.
Isabel Priscilla dos Santos Guevara, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada no curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestranda do programa PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESAÚDE, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃOEM SAÚDE PÚBLICA. Pós- graduada em Enfermagem Urgência e Emergência e UTI pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza, atua como professora substituta da disciplina ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA À SAÚDE da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui experiência como monitor de Estágio Supervisionado no ensino técnico do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP- Itabuna) e O Instituto de Educação Professional (IEPROL). Têm experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em enfermagem, saúde mental, álcool e outras drogas, saúde holística, vulnerabilidade social. Professora colaboradora do Projeto Ler faz bem à saúde. Orientadora de bolsista Probex/Uesc.

Marizéte Silva Souza, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Letras, Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Graduada em Pedagogia pela Faculdades Jardins/SE. Especialista em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Participou do Projeto de Pesquisa e Geração de Tecnologia Educacional em Ilhéus e Itabuna (Uesc/Fapesb). Foi Coordenadora de disciplina no Programa Universidade para Todos/UESC. Atuou como professora substituta na área de ensino de Língua Estrangeira na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e de Língua Portuguesa no departamento de Letras e Artes/Uesc. Atua como colaboradora externa na coordenação do Projeto de Extensão Biblioteca Viva (Proler -Uesc/Probex). É professora do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão-Ilhéus.

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Publicado
2025-07-16
Como Citar
dos Santos, G., Guevara, I. P., & Souza, M. (2025). Biblioterapia no Centro de Hemodiálise: cultura literária e acolhimento. Revista Focando a Extensão, 12(14). https://doi.org/10.36113/rfe.v12i14.4685