FORMAÇÃO DO LEITOR NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
Este trabalho tece reflexões sobre experiências de fomento à leitura desenvolvidas no âmbito da extensão do Programa Nacional de Incentivo à Leitura PROLER, conveniado à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Reflete sobre a relevância da ação extensionista na formação de graduandos (bolsistas e voluntários) como agentes culturais comprometidos em ampliar o letramento literário da comunidade, como também, analisa os desdobramentos na formação de leitores do Programa e dos projetos Biblioteca Viva, que atua em escolas, praças e outros espaços públicos do entorno da UESC e do projeto Ler faz bem à saúde, que atua em hospitais dos municípios de Ilhéus e Itabuna, na Bahia. A literatura é concebida neste trabalho como arte e espaço identitário, lugar de encontro consigo e com o outro; de ressignificação de vivências por terapias do ler. Neste sentido, a ação dos projetos centraliza-se em promover o contato do leitor em potencial com o livro e em mediar práticas leitoras. Os resultados, conforme depoimentos e avaliações com as equipes dos espaços assistidos, sinalizam avanços significativos na proficiência dos leitores, na promoção do bem-estar emocional e sociocultural dos pacientes, e no desenvolvimento de habilidades de mediação e de comprometimento com práticas cidadãs dos colaboradores.
Downloads
TERMO DE CONCORDÂNCIA E CESSÃO DE DIREITOS E REPRODUÇÃO GRÁFICA
“Declaro(amos) que aceito(amos) ceder o direito de reprodução gráfica para a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, o artigo (título), descrito acima (ou título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores) venha ser publicado na Revista de Extensão da UESC. Em adição (necessário se existir mais que um autor), concordamos em nomear ________________, como o autor a quem toda correspondência e separatas deverão ser enviadas.”
Cidade:
Endereço:
Data:
Nome(s) e assinatura(s)