https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/issue/feed Focando a Extensão 2024-03-08T14:55:34-03:00 Neurivaldo José de Guzzi Filho revistaextens@uesc.br Open Journal Systems <p>A Revista Focando a Extensão, uma publicação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, com sua primeira publicação em 2011, constitui-se em espaço privilegiado para que os militantes da atividade extensionista, que atuam na Academia, possam compartilhar trabalhos e resultados com os seus pares no contexto da comunidade em geral. Nessa linha, a Focando a Extensão emerge como mecanismo compromissado com a Academia e com o mundo em que está inserida, agregando, no seu bojo, vários propósitos, entre eles o informativo e o educativo. Portanto, ela é fruto de anseios, desejos e necessidades de professores, alunos, servidores técnico-administrativos e de outros profissionais que atuam em atividades voltadas para as comunidades, com o fim de realizar transformações sociais mediante trabalho extensionista.</p> https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/3788 FORMAÇÃO DO LEITOR NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2023-07-07T10:46:47-03:00 GLORIA DE FÁTIMA LIMA DOS SANTOS gflsantos@uesc.br MARIZÉTE SILVA SOUZA mssouza@uesc.br <p>Este trabalho tece reflexões sobre experiências de fomento à leitura desenvolvidas no âmbito da extensão do Programa Nacional de Incentivo à Leitura PROLER, conveniado à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).&nbsp;Reflete sobre a relevância da ação extensionista na formação de graduandos (bolsistas e voluntários) como agentes culturais comprometidos em ampliar o letramento literário da comunidade, como também, analisa os desdobramentos na formação de leitores do Programa e dos projetos Biblioteca Viva, que atua em escolas, praças e outros espaços públicos do entorno da UESC e do projeto Ler faz bem à saúde, que atua em hospitais dos municípios de Ilhéus e Itabuna, na Bahia.&nbsp; A literatura é concebida neste trabalho como arte e espaço identitário, lugar de encontro consigo e com o outro; de ressignificação de vivências por terapias do ler. Neste sentido, a ação dos projetos centraliza-se em promover o contato do leitor em potencial com o livro e em mediar práticas leitoras. Os resultados, conforme depoimentos e avaliações com as equipes dos espaços assistidos, sinalizam avanços significativos na proficiência dos leitores, na promoção do bem-estar emocional e sociocultural dos pacientes, e no desenvolvimento de habilidades de mediação e de comprometimento com práticas cidadãs dos colaboradores.</p> 2023-07-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/3759 Aplicação da matriz de prioridade (GUT) na gestão de uma usina de reciclagem de resíduos no campus universitário 2023-09-21T12:10:00-03:00 João Carlos Leite Simões jclsimaoeps@uesc.br Celso Carlino Maria Fornari Junior celso@uesc.br <p>O processo de reciclagem de materiais é uma forma ativa de preservação dos recursos, bem como um exemplo prático de cuidados com o meio ambiente. Nesse contexto, a função básica da universidade, tem como um dos pilares o ensino além da pesquisa e extensão. Este trabalho é dedicado à gestão de uma usina de resíduos sólidos no Campus universitário. O trabalho fez uso da metodologia denominada Matriz de Prioridades GUT. Essa ferramenta promoveu um avanço na organização dos trabalhos de coleta, logística reversa e acondicionamento dos materiais descartados no Campus. Os trabalhos estabeleceram uma organização por ordem de prioridade nas etapas e setores de todo o processamento de materiais descartados.&nbsp; Isso tornou mais nítida a atuação de cada setor e ao mesmo tempo&nbsp;a uma fácil compreensão de todas as partes do sistema de reciclagem.</p> 2023-09-21T12:00:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/3876 AÇÕES AFIRMATIVAS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE ITABUNA-BA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CENÁRIOS 2024-03-08T14:55:34-03:00 José Wanderley Souza Oliveira jwsoliveira@uesc.br Elisangela Giroto Carelli Hermes elisangela.carelli@unini.edu.mx Cândida Maria Santos Daltro Alves cmsdalves@uesc.br <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial','sans-serif'; color: black;">Este artigo apresenta a pesquisa, em andamento, sobre Políticas de Ações Afirmativas (AF) no Brasil, no ensino público e privado, em Itabuna-BA, para acesso e permanência no ensino superior. O período compreende 2018 a 2022, antes e pós-pandemia da Covid 19, e prevê compreender a condição/situação das IES públicas e privadas frente às verbas públicas e orçamentos disponibilizados para a implementação das AF para acesso e permanência no ensino superior, partindo dos paradigmas do financiamento do ensino público e privado e a redução orçamentária das AF, especialmente a de cotas. A metodologia adotada é o estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como técnica de coleta de dados entrevista semiestruturada com público alvo composto por Dirigentes de três Instituições de ensino superior participantes do estudo e pesquisa documental nos seus orçamentos, pretendendo responder aos seguintes objetivos: investigar alterações e distorções na estipulação das AF no período delimitado; examinar a instituição e distribuição dos recursos de financiamento do ensino superior público e privado brasileiro; comparar o cenário das AF no ensino superior público e privado antes e após a pandemia; verificar as AF de acesso e permanência existentes no ensino superior público e privado, no período estipulado. </span></p> 2023-09-25T12:04:31-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/3632 DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS 2023-10-03T11:08:53-03:00 Antonio Carlos Santos de Jesus Carlos Santos de Jesus ebanogaldino@hotmail.com <p>Como os professores e estudantes percebem a questão étnico-racial? Será que o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas refletem sobre essas relações e suas origens históricas? São questionamentos que se revelam necessários no âmbito escolar. Muito se fala sobre a não efetivação da legislação que aborda sobre as questões étnico-raciais. Entendemos que os desafios são grandes, no entanto, tal situação é passivel de mudança e o PPP é o ponto de partida para que as escolas atuem na prática aplicada a jurisprudência. O objetivo: garantir a efetivação do Projeto Politíco Pedagógico, fomentando ações cotidiana para o cumprimento da Lei 11. 645/2008. Incluindo o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne - IME, localizado na cidade de Ilhéus, Bahia. O presente estudo demonstrou a necessidade de desenvolver ações que abarque a questão étnico-racial no&nbsp; ambienteescolar,&nbsp; para que os estudantes sesinta representados através das atividades desenvolvidas no âmbito escolar.&nbsp; &nbsp;</p> 2023-10-02T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/3696 EXTENSIONIST ACTIONS IN THE PROMOTION OF THE UENF XILOTECA (HUENFw) Dr. CECILIA GONÇALVES COSTA 2023-11-06T13:55:14-03:00 Camilla Ribeiro Alexandrino, Dra. camillalexandrino@gmail.com Laís de Almeida Bezerra, Dra. laisalmeida92@hotmail.com Gustavo Duncan Franco, Msc gustavoduncan@gmail.com Valdirene Moreira Gomes, Dra. valmg@uenf.br Maura Da Cunha, Dra. maurauenf@gmail.com <p>O registro da biodiversidade regional é fonte essencial de consulta e informação, auxiliando na identificação e elaboração de inventários de espécies e fonte de divulgação à sociedade local. Este trabalho visa divulgar o acervo científico da Xiloteca "Dra. Cecília Gonçalves Costa" e formar recursos humanos, interagindo com diferentes públicos-alvo nos municípios da região. Nosso acervo de madeiras provém de coletas realizadas na região Norte/Noroeste do Rio de Janeiro e de diversas regiões do Brasil. Nestas regiões são realizados trabalhos de campo com coletas de material botânico para o Herbário (HUENF) e Xiloteca (HUENFw), além de intercâmbios com outras instituições para a manutenção e ampliação do acervo. A HUENFw tem 614 exemplares, com a preocupação em utilizar a xiloteca como um centro de formação de pessoal para interação com a comunidade. Além de levar conhecimento científico e a importância da preservação das espécies de forma simples e clara, funcionando como um ambiente de aprendizagem e um elo entre alunos, a Universidade e a comunidade. Exposições são realizadas em escolas públicas e privadas e praças públicas. Nesse sentido, ampliamos e mantemos esse acervo botânico, gerando subsídios sobre a diversidade de árvores regionais, aumentando o conhecimento sobre a região e sua conservação.</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>The regional biodiversity register is an essential source of consultation and information, helping to identify and prepare species inventories and a source of dissemination to local society. This work aims to disseminate the scientific collection of Xiloteca "Dra. Cecília Gonçalves Costa" and train human resources, interacting with different target audiences in the region's municipalities. Our collection of wood comes from collections carried out in the North/Northwest region of Rio de Janeiro and from different areas of Brazil. Fieldwork is carried out in these regions with collections of botanical material for the Herbarium (HUENF) and Xiloteca (HUENFw) and exchanges with other institutions for the maintenance and expansion of the collection. HUENFw has 614 specimens, with the concern about using the xylotheque as a personnel training center for interaction with the community. In addition to bringing scientific knowledge and the importance of preserving species simply and clearly, working as a learning environment and a connection between students, the University, and the community. Exhibitions are held in public and private schools and public squares. In this sense, we expand and maintain this botanical collection, generating subsidies for the diversity of regional trees and increasing knowledge about the region and its conservation.</p> 2023-11-06T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##