https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/issue/feed Revista Focando a Extensão 2025-07-16T14:54:46-03:00 Neurivaldo José de Guzzi Filho revistaextens@uesc.br Open Journal Systems <div align="justify">A Revista Focando a Extensão, uma publicação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, com sua primeira publicação em 2011, constitui-se em espaço privilegiado para que os militantes da atividade extensionista, que atuam na Academia, possam compartilhar trabalhos e resultados com os seus pares no contexto da comunidade em geral. Nessa linha, a Focando a Extensão emerge como mecanismo compromissado com a Academia e com o mundo em que está inserida, agregando, no seu bojo, vários propósitos, entre eles o informativo e o educativo. Portanto, ela é fruto de anseios, desejos e necessidades de professores, alunos, servidores técnico-administrativos e de outros profissionais que atuam em atividades voltadas para as comunidades, com o fim de realizar transformações sociais mediante trabalho extensionista.</div> https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/4533 A importância da educação em saúde no manejo da leishmaniose visceral no contexto da atenção primária 2025-04-08T11:21:49-03:00 Ana Beatriz Mesquita Santiago crisbialolita8@gmail.com Ana Beatriz Vasconcelos beatrizvasconcelos2907@gmail.com Antônio Carlos Martins Farias Antonio.carlos_mf@hotmail.com Isabelle Maria Tertuliano Ribeiro tertulianoisabelle11@gmail.com Maria Eduarda Correia Martins correiaeduarda187@gmail.com Nayane Cristina Lima Damasceno nayanecristina330@gmail.com Joyce Mazza Nunes Aragão joyce_mazza@uvanet.br <p>O presente estudo relata a experiência de seis acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual Vale do<br>Acaraú - UVA em uma ação de extensão focada na conscientização sobre Leishmaniose Visceral - LV,<br>também conhecida como calazar. A ação foi realizada no Mercado Central de Sobral, Ceará, com o objetivo<br>de sensibilizar a população sobre os riscos e complicações da doença, abordando sintomas, transmissão,<br>diagnóstico, tratamento e prevenção. Foi realizado o uso de metodologias educativas para melhor<br>compreensão do público presente. Os resultados evidenciaram que os cidadãos possuíam poucos<br>conhecimentos a respeito dessa patologia. Em conclusão, o estudo ressalta a importância da educação em<br>saúde no controle de doenças negligenciadas e propõe a continuidade de ações educativas para conscientizar<br>a população e melhorar os indicadores de saúde pública.</p> 2025-04-08T09:49:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/4667 Programa UESC e comunidade vizinha do Salobrinho 2025-04-08T21:25:49-03:00 Alessandro Fernandes de Santana afsantana@uesc.br Noemi Silva Pólvora noemipolvora@outlook.com Leonardo F. de Santana leofersan@bol.com.br Fabrício F. de Santana tutorfabricio@gmail.com <p>O presente artigo, trata-se de um estudo de caso, que objetiva descrever a ação extensionista da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em parceria com a Comunidade do Bairro Salobrinho no município de Ilhéus-Ba, tendo como área de estudo o referido bairro, no qual está sediada a universidade. O período estudado é de dois anos e vai do lançamento do programa em 2017 ao ano de 2018, ano de conclusão das atividades da primeira edição do programa. A metodologia adotada é a de estudo de caso. O Objetivo principal é descrever o programa e seus impactos para transformação social. à prática e ações sociais. Concluiu-se que o Programa Uesc e Comunidade vizinha do Salobrinho é apresentado como um caso de sucesso da extensão Universitária da Uesc e na sua integração com a comunidade do seu entorno com a finalidade de promover uma transformação social através de resultados positivas obtidos no programa.</p> 2025-04-08T21:25:46-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/4658 Recursos didáticos como facilitadores na difusão do conhecimento sobre a conservação da biodiversidade: um estudo de caso com a família bromeliaceas juss. 2025-07-15T13:38:16-03:00 José Arthur de Almeida Carvalho, Carvalho zearthurcarvalho@gmail.com Luiz Ricardo dos Santos Tozin, Tozin tozin@ufrrj.br Luiza Carolina Chagas Pereira, Pereira luizacarolcp@gmail.com Helena Regina Pinto Lima, Lima helena@ufrrj.br <p>Bromeliaceae é a maior família Neotropical. Grande parte dos indivíduos dessa família estão inseridos em diferentes categorias de risco devido o extrativismo e o desmatamento, colocando em perigo não só as bromeliáceas, mas toda uma gama de indivíduos animais e vegetais que as utilizam durante sua vida. Uma das formas de abordar a conscientização ambiental e dinamizar a educação ambiental é a utilização de recursos didáticos em ações de extensão. Recursos didáticos foram criados e/ou utilizados nessa pesquisa com o objetivo de subsidiar e de dinamizar as atividades de educação ambiental em ações de extensão no município de Seropédica. Foram criados um modelo didático, o jogo de tabuleiro “Caminho das Bromélias”, um folder informativo e uma série de vídeos publicados nas redes sociais do Jardim Botânico da UFRRJ. Os recursos didáticos foram apresentados nos eventos de extensão, e tiveram um envolvimento aproximado de quatrocentos participantes da Baixada Fluminense, em especial estudantes da educação básica do município de Seropédica. A utilização dos recursos didáticos atendeu positivamente aos estudantes, pois despertou o interesse pelo tema, de forma motivadora e lúdica. Os resultados mostraram a importância das ações de extensão na construção e difusão do conhecimento sobre educação ambiental para a sociedade.</p> 2025-07-15T13:38:09-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/4685 Biblioterapia no Centro de Hemodiálise: cultura literária e acolhimento 2025-07-16T14:54:46-03:00 Glória de Fátima Lima dos Santos gflsantos@uesc.br Isabel Priscilla dos Santos Guevara ipsguevara@uesc.br Marizéte Silva Souza marizete.08@gmail.com <p>O presente trabalho discorre sobre práticas leitoras e seu impacto terapêutico na saúde de pacientes em tratamento hemodialítico. A estratégia de cuidado através de textos literários, biblioterapia, pode melhorar a qualidade de vida do paciente, além de promover um ambiente de acolhimento e interatividade. Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão “Ler Faz Bem à Saúde”, da Universidade Estadual de Santa Cruz, desenvolvido em um centro de hemodiálise. O olhar sobre a saúde dos pacientes em terapia hemodialítica, através de práticas alternativas e coadjuvantes, torna-se um contributo para a melhora do bem-estar emocional e, consequentemente, físico dos pacientes. As habilidades para a vida indicadas pela OMS são assumidas como temas basilares para fomentar as mediações de leitura de textos literários. Une-se o ensejo de promover o desenvolvimento de tais habilidades ao potencial da literatura como ferramenta cultural de reinvenção de si e do mundo circundante. Essas práticas leitoras promovem um ambiente propício para a autoaceitação e para o acolhimento do outro. Resulta, portanto, no contato com outras formas de pensar que podem ressignificar o momento de dor e de sofrimento<strong>, </strong>inspirando resiliência e busca de manutenção da vida.</p> 2025-07-16T13:07:33-03:00 ##submission.copyrightStatement##