A verdade ofensiva ou o corpo-a-corpo das línguas: Entrevista com Jacques Derrida, realizada por Évelyne Grossman em 12 de dezembro de 2003
Resumo
N. da T.: Este texto que apresentamos ao público brasileiro é uma entrevista de Jacques Derrida - La vérité Blessante ou Le corps à corps des langues- concedida a Évelyne Grossman e publicada no número 901 da revista Europe, em maio de 2004. Trata-se de um dossiê em homenagem a Derrida, em que amigos e estudiosos de sua obra escrevem sobre amizade, política, tradução e, por que não dizer, de um legado da desconstrução. Nessa que é uma das suas últimas entrevistas, antes de sua morte em outubro de 2004, fala de sua paixão pela língua francesa, pela literatura e pela busca de uma verdade que está sempre em outro lugar, trazendo à tona o que chama, na leitura e na escrita, de o corpo-a-corpo das línguas e seu segredo sem segredo. O filósofo fala-nos, também, da amizade, da carreira como professor e da singularidade da assinatura, que permanece para o estudioso de sua obra tanto bela quanto enigmática.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).