A verdade ofensiva ou o corpo-a-corpo das línguas: Entrevista com Jacques Derrida, realizada por Évelyne Grossman em 12 de dezembro de 2003
Resumo
N. da T.: Este texto que apresentamos ao público brasileiro é uma entrevista de Jacques Derrida - La vérité Blessante ou Le corps à corps des langues- concedida a Évelyne Grossman e publicada no número 901 da revista Europe, em maio de 2004. Trata-se de um dossiê em homenagem a Derrida, em que amigos e estudiosos de sua obra escrevem sobre amizade, política, tradução e, por que não dizer, de um legado da desconstrução. Nessa que é uma das suas últimas entrevistas, antes de sua morte em outubro de 2004, fala de sua paixão pela língua francesa, pela literatura e pela busca de uma verdade que está sempre em outro lugar, trazendo à tona o que chama, na leitura e na escrita, de o corpo-a-corpo das línguas e seu segredo sem segredo. O filósofo fala-nos, também, da amizade, da carreira como professor e da singularidade da assinatura, que permanece para o estudioso de sua obra tanto bela quanto enigmática.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).