O discurso sobre a mídia nos entremeios da narrativa de Saramago
Resumo
Nesse artigo, buscamos discutir, à luz da Análise do Discurso de filiação francesa, a mídia no contexto da sociedade contemporânea e o discurso jornalístico em sua instância ideológica, interpretando como ele instala um jogo de imagens, representações e o movimento dos sujeitos na teia de relatos cada vez mais velozes. O corpus desse trabalho é constituído por recortes da obra “As intermitências da morte”, de José Saramago, que, dentre tantas possibilidades de leitura, discursiviza a presença da mídia e da voz dela nos entremeios de uma narrativa densa e metafórica.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).