Precisa-se de um líder e de um poeta (Prática poética e prática militante no filme Terra em Transe, de Glauber Rocha
Resumo
O objetivo principal deste estudo é levantar elementos para uma discussão sobre uma frase-tema dita por uma militante ao protagonista – narrador: A política e a poesia são demais para um só homem. A poesia a que nos referimos acima tanto diz respeito ao texto poético declamado pelo citado protagonista, bem como ao texto inscrito na película, caso dos versos de Mário Faustino antes do início do flash-back. Por extensão, em nosso trabalho, poesia passa a designar a prática artística em geral, por sinal, uma herança de procedimento da era romântica. A política será enfocada majoritariamente na sua acepção de prática militante, em discurso convincente, aliciante, sedutor. Assim, a política fica como que reduzida à dimensão da articulação verbal, do discurso. Não é por acaso que o filme citado é palavroso, tão sufocado pela tirania do verbo.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).