A Educação Infantil no contexto dos movimentos sociais: duas leituras possíveis

  • Adilson De Angelo
Palavras-chave: Educação infantil, Movimentos sociais, Criança, Infância

Resumo

O objetivo deste texto é identificar e discutir o processo de consolidação de propostas de Educação Infantil no contexto dos movimentos sociais. Para tanto, partimos de uma incursão pela história, na tentativa de perceber como se consolidaram diferentes programas educativos destinados às crianças pobres brasileiras e as dimensões ideológicas aí presentes, no sentido de uma maior subordinação das camadas populares. A participação dos movimentos sociais nas lutas pelo acesso à creche, e as discussões e propostas que a partir deles foram sendo construídas, são aqui entendidas como contribuição importante para que a Educação Infantil continuasse a ser pensada e concretizada como espaço que reconhece, na criança, a sua dimensão de sujeito do direito, do desejo e do conhecimento.

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Publicado
2015-09-30
Como Citar
Angelo, A. (2015). A Educação Infantil no contexto dos movimentos sociais: duas leituras possíveis. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 12(22,23), 123-154. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/715