Pedofilia e mídia: representações sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
Resumo
Este estudo tem como tema central aspectos psicossociais da pedofilia e da pornografia infantil como fenômenos interrelacionados que vitimizam um segmento social vulnerável. Como corolário destes crimes, exploramos as formas de controle social sobre os acusados e o grau de espetacularização das ações das agências responsáveis. Em termos metodológicos, a mídia impressa e on-line foi útil à coleta de informações e permitiu uma reconstrução de várias facetas do problema. Dificuldades e avanços no controle destes crimes formam parte desta análise, focalizando a atuação dos pedófilos, em redes, que burlam legislações nacionais e estendem seus tentáculos a muitos países, simultaneamente. Vale reiterar a eficiência na aproximação dos pedófilos em relação às suas vítimas via novas tecnologias de informação, uma característica da sociedade pós-moderna. Como também situar o porquê de o público-alvo da pedofilia sentir-se particularmente atraído pelas ferramentas do mundo virtual que concorrem para fomentar narrativas da vida cotidiana e facilitar novos círculos de amizades.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).