Cultura, memória e práticas relativas à morte no Brasil cacaueiro
Resumo
O presente artigo investiga as relações existentes entre as representações da morte e a construção da memória na região cacaueira do sul da Bahia entre o final do século XIX e primeira metade do século passado. As atitudes e comportamentos diante do fenômeno físico da morte são interpretados através do estudo dos necrológios e anúncios de funerais da imprensa local numa imagem ideal da sociedade do cacau no contexto histórico do Brasil.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).