O eclipse da razão segundo Horkheimer
Resumo
O presente artigo trata do conceito conhecido como “razão instrumental”, elaborado inicialmente nas palestras que Horkheimer proferidas nos Estados Unidos, no final da II Guerra Mundial. O objetivo é contextualizar o conceito com base na teoria crítica, cuja ênfase crítica ao positivismo e ao modelo capitalista tecnocrático circunscreve uma contribuição fundamental de Horkheimer e dos teóricos da chamada Escola de Frankfurt para o tema da crise da razão.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).