Arqueologia e gestão de recursos culturais entre os Paresi da Chapada dos Pareci, MT (Brasil)
Resumo
A pesquisa em andamento entre os Paresi, povo indígena que habita a Chapada dos Parecis (Mato Grosso, Brasil), surge diante da crescente preocupação pelos aspectos públicos da arqueologia (i.e., a planificação econômica, as ações sociais e políticas relacionadas com a prática da disciplina e contextos amplos). A investigação busca conhecer e discutir os desenlaces políticos, socioculturais e econômicos havidos desde a década de 1990, no marco dos estudos de impacto ambiental previstos para a implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em vários rios da citada região. Como responsáveis por alguns desses trabalhos de campo, notamos que os aspectos técnicos desses estudos se relacionavam com uma realidade emergente associada à identidade étnica e à preservação e gestão desse patrimônio arqueológico. Como consequência, e informados de que havia um contexto maior de discussão que ia além da necessidade legal implicada nos processos de licenciamento ambiental, iniciamos estudos para ajudar na instrumentalização de programas que servissem como parâmetro para o fortalecimento da aplicação de políticas públicas. Nosso objetivo foi realizar um estudo de caso para a valorização, o manejo e a preservação do patrimônio arqueológico com a participação efetiva desses povos indígenas e fazer com que informações obtidas nestas investigações fossem um bem público a serviço dessas sociedades.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).