Os sambaquis do sul catarinense: retrospectiva e perspectivas de dez anos de pesquisas
Resumo
Este artigo reporta as atividades e faz um balanço dos resultados das pesquisas com sambaquis no complexo lagunar do litoral sul catarinense que vêm sendo conduzidas, nos últimos dez anos, por um grupo de pesquisadores coordenados pelos autores deste artigo, em um grande projeto intitulado Sambaquis e Paisagem. O estudo regional da longa ocupação sambaquieira na área (aproximadamente 7.500-1.500 anos atrás) é articulado à investigação da dinâmica evolutiva do Quaternário costeiro, uma vez que fenômenos naturais e culturais ocorrem de maneira integrada no registro (geo) arqueológico. Os resultados até agora produzidos mostram um sistema de assentamento em torno das lagoas bastante duradouro, somando evidências de complexificação social e demográfica ao longo do período, onde o ritual funerário assume papel estrutural nas formas de organização social.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).