Os Kaxinawá em cena: filmes indígenas na Praia do Carapanã
Resumo
O presente artigo analisa a produção de filmes realizados por uma jovem liderança da Terra Indígena Kaxinawá Praia do Carapanã (Acre), demarcada no ano 2000. O tema da cultura, que resulta central nas diferentes produções, emerge dos filmes através dos seus poliédricos significados: o de cultura erudita, originariamente pertencente ao mundo ocidental, o de cultura como discurso indígena sobre a própria tradição e o de nova identidade cultural dos Kaxinawá.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).